PhD NA ESCOLA DA VIDA, por Robson Nóbrega

Vicente Nóbrega e Jair Rodrigues (Álbum da Família/Acervo Estadão)

Hoje é dia de Vicente 90. Meu pai chegaria a essa idade exatamente neste 29 de abril do ano da graça de 2020 se Deus não houvesse lhe chamado antes. Sempre foi minha maior referência na música e na vida, um professor na essência da palavra.

Clique para ler mais

SUBVERSIVO! por José Mário Espínola

Imagem copiada de carlosromero.com.br, onde o artigo de José Mário Espínola (foto menor) foi publicado originalmente

“Você é um subversivo!”, gritou o colega ao telefone.

Clique para ler mais

A DESCONSTRUÇÃO DE UM ÍDOLO, por José Mário Espínola

Crédito: Rodolfo Buhrer/La Imagem/Fotoarena/Folhapress

O Dr. Sérgio Moro tornou-se conhecido por sua atividade judicante implacável, enquanto atuou na Operação Lava-jato. Por conta da quantidade e celeridade de condenações, e do status dos réus condenados, passou a ser visto como Guardião da Moralidade do Brasil.

Clique para ler mais

EUDES MOACIR TOSCANO, por Aderson Machado

Eudes Toscano com seu último livro, lançado em 2017
(Foto: Phelipe Caldas/GloboEsporte.com/pb)

É costume de muita gente homenagear pessoas quando elas deixam o nosso convívio físico. Fugindo à regra, prefiro elogiar e reconhecer quem está material e intelectualmente entre nós, a exemplo do que fiz com o saudoso comentarista esportivo Ivan Bezerra de Albuquerque.

Clique para ler mais

O EXERCÍCIO MODERNO DA PSICOPATIA, por José Mário Espínola

Imagem copiada de tecmundo.com.br

Embora o mal pelo mal seja mais evidente no ser humano, existem manifestações em outras espécies. São relatados casos de primatas maltratando, até trucidando seus semelhantes. Casos como os de animais adultos, machos dominantes, que atacam outros mais novos eu não considero. Acho que obedecem ao instinto de manter a sua liderança e garantir a procriação.

Clique para ler mais

O ÍLEO PARALÍTICO, por José Mário Espínola

Imagem copiada de carlosromero.com.br, onde foi publicada originalmente a crônica de José Mário (foto menor)

Meados dos anos 60, no Hospital São Vicente de Paula, em João Pessoa, no final da manhã a Irmã Rosele entra pela enésima vez no apartamento do Comendador. Ela dá apoio logístico para uma verdadeira operação de guerra: a cirurgia do Comendador.

Clique para ler mais

RECORDANDO CRUZ DAS ARMAS, por Aderson Machado

Trecho da Avenida de Cruz das Armas, que leva o mesmo nome do bairro (Foto: Arquivo ClickPB)

Foi Cruz das Armas o primeiro bairro que conheci em João Pessoa nos dourados anos 60. Mais precisamente no ano de 1963. Eu tinha, à época, apenas onze anos e era a primeira vez que visitava a capital paraibana, onde me hospedava na casa da saudosa Tia Júlia.

Clique para ler mais

O NOIVADO, por José Mário Espínola

Ilustração copiada de carlosromero.com.br, onde foi publicada originalmente a crônica de José Mário Espínola (foto menor)

Esta história me foi contada pelo inesquecível Romero Peixoto, amigo querido, companheiro do xadrez do Esporte Clube Cabo Branco, da qual foi testemunha ocular.

Clique para ler mais