Em apenas dez meses, de janeiro a outubro deste ano, mais de 2.700 denúncias de violência contra crianças e adolescentes foram encaminhadas pelo Disque 100 ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Criança e do Adolescente do Ministério Público da Paraíba (MPPB).
A informação foi divulgada na tarde desta quinta-feira (1º) pela Promotora de Justiça Soraya Escorel (foto acima), coordenadora do Caop da Criança e do Adolescente, ressaltando que os números resultam de levantamento da Coordenação Nacional do Disque 100 encaminhado ao MPPB.
De acordo com os dados, foram registradas de janeiro a outubro 264 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes na Estado e 596 denúncias de violência física. Também foram registradas 601 denúncias de violência psicológica e 31 de violência institucional.
Outros tipos de violação registrados são negligência (1.087), exploração do trabalho infantil (106), discriminação (15), abuso financeiro e econômico (37), trabalho escravo (3) e tráfico de pessoas (1).
O Disque 100 (Disque Direitos Humanos) é um serviço de utilidade pública da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). Lançado em 2003, é vinculado à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, que recebe demandas relativas a violações de Direitos Humanos.
O blog está tentando checar, junto ao MPPB, o número de procedimentos instauradas para apurar as 2.723 denúncias recebidas pelo Caop até o final de outubro último.
É BOM ESCLARECERO Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.