Dez dias após o envio de questionamentos sobre as causas do recente apagão em Campina Grande e região, o blog recebeu hoje (24) os esclarecimentos solicitados à Ouvidoria da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). Que garante não proceder a informação de que o problema decorreu de falta de manutenção preventiva, conforme denunciou técnico do setor elétrico na matéria aqui publicada.
O que diz a Ouvidoria da Chesf
Prezado Sr. Rubens, boa tarde! Em atenção às suas indagações, a área técnica responsável pelo assunto informa que:
1. No dia 14/11/2016, às 05h10 (horário local), ocorreu um defeito em equipamento da subestação Campina Grande II, localizada no município de Campina Grande – PB, implicando em curto-circuito e desligamento dos barramentos de 69 kV desta subestação, tendo como consequência, a interrupção parcial do suprimento de energia a Campina Grande e alguns municípios circunvizinhos.
2. Imediatamente após a ocorrência, foram adotadas as providências operacionais para restabelecimento do fornecimento de energia, sendo a sua normalização concluída às 12h49.
3. Ressalta-se que foram adotadas as devidas ações corretivas, sendo o referido defeito considerado de baixa possibilidade de acontecer, de modo que o suprimento de energia está normalizado. Dificilmente o defeito se repetirá.
4. Por oportuno, é importante salientar que as manutenções nos equipamentos e linhas de transmissão estão sendo realizadas de acordo com os critérios técnicos adotados pela Chesf e atendendo à regulamentação pertinente estabelecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Desta forma, é improcedente e descabida a informação sobre falta de manutenção.
5. A Chesf reafirma que realiza a operação e manutenção de suas instalações, seguindo os critérios e procedimentos da boa engenharia, para proporcionar a melhor qualidade e confiabilidade do serviço prestado à sociedade.
A Ouvidoria agradece o seu contato.
Atenciosamente, Ouvidoria Presidência – PR
É BOM ESCLARECERO Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.