O prefeito Luciano Cartaxo (PSD) confirmou hoje (15) que a Guarda Municipal de João Pessoa vai trabalhar armada, com arma de fogo. “Fizemos um convênio com a Polícia Federal e mais de 300 guardas, recentemente classificados em concurso público, serão submetidos a testes e treinamentos. Aqueles que passarem nesse exame, que será rigoroso, como é próprio da PF, serão autorizados a trabalhar com arma”, disse.
Cartaxo transmitiu a informação sobre armamento da guarda civil do município à CBN João Pessoa, dentro da série de entrevistas com os candidatos a prefeito da Capital, aberta na terça-feira (13) com Cida Ramos (PSB) e sequenciada ontem com Victor Hugo (Psol). Charliton Machado (PT) será o último entrevistado do programa, amanhã. Participam como entrevistadores os colunistas Suetoni Souto Maior, Laerte Cerqueira e Rubens Nóbrega.
Ainda sobre as preocupações da população com a violência em João Pessoa, Luciano Cartaxo lembrou que, apesar de constitucionalmente tal enfrentamento caber ao Estado, a Prefeitura tem investido na Guarda Municipal justamente para suprir eventuais deficiências do próprio aparelho estadual de segurança pública. Como exemplo, citou melhorias na sede da Guarda, compra de viaturas, uniformes e um concurso recente do qual foram convocados 336 aprovados, entre eles 100 mulheres.
Hospital da Mulher
O prefeito dedicou maior tempo de sua participação para justificar porque não cumpriu a promessa de construir e fazer funcionar o Hospital da Mulher, promessa de sua primeira campanha, em 2012. “Não tivemos respaldo do governo federal para o Hospital da Mulher. Recursos foram contingenciados. O mesmo compromisso foi feito pelo governador do Estado na última eleição, que prometeu transformar a Frei Damião no Hospital da Mulher. Era uma coisa mais simples e ele não cumpriu”, argumentou.
Desvios na Lagoa
Luciano Cartaxo também teve oportunidade de tratar na CBN das irregularidades constatadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) na obra de revitalização e reurbanização do Parque Solon de Lucena, o Parque da Lagoa, da qual teriam sido desviados cerca de R$ 9,6 milhões. O prefeito contesta as conclusões da CGU e diz que a regularidade do empreendimento foi atestada pela Caixa Econômica Federal e Ministério das Cidades.
Ele também negou que tenha sido intimado a prestar depoimento nos inquéritos instaurados no Ministério Público Federal (MPF) e na PF para apurar os problemas levantados pelos técnicos da CGU, que remetem a superfaturamento nos serviços de infraestrutura realizados pela empresa Compecc, em especial o túnel para dar vazão à água que se acumula sob chuva mais forte e faz a Lagoa transbordar, inundando suas calçadas e alamedas mais próximas.
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.
3 Respostas para Cartaxo confirma que vai armar a Guarda Municipal
este comentario é uma burricem porque um guarda municipal é um homem como qualquer policial vai fazer o trenamento então é um preconceito fala sobre capacidade do serumano mais fica desgualificando a capacidade dos guarda mais si estive sendo asautada procura a guarda pra li ajudar.
Valha meu Deus. Se desarmados já fazem o que fazem contra povo, avaliem armados!
Um bande de despreparados portanto, arma de fogo é uma grande temeridade.
Se cuida povo!
Selma Melo, como vc pode afirmar que os servidores públicos que passaram por um concurso público que abrangia prova teórica, exames médicos, psicotécnicos, teste de aptidão física e um curso de formação de 3 meses ministrado sobre a égide da matriz curricular da Secretária Nacional de Segurança Pública – SENASP – não são preparados, ou melhor, não são capazes de passar por um processo de capacitação e habilitação para portar arma de fogo em prol da proteção do cidadão pessoense? Sinto cheiro de politicagem em seu comentário. A população clama por segurança. Os marginais estão armados (e bem armados). Não importa o sobrenome, quanto mais agentes de segurança nas ruas da nossa cidade, melhor.