Uma aula de Antônio de Barros e Ceceu

Antônio de Barros e Ceceu na Escola Fenelon Câmara (Foto: Madriana Nóbrega)

Professora educadora de escolas do município da capital e do Estado, Raissa Santos proporcionou a mim e à sua amiga e colega Madriana Nóbrega, minha Branca, um dos momentos mais emocionantes de nossas vidas. Aconteceu na manhã do dia 11 de junho do ano de 2016 da graça de Deus, quando assistimos a uma maravilhosa aula sobre Antônio de Barros e Ceceu na Escola Municipal Fenelon Câmara, no Geisel, em João Pessoa.

Conteúdo ministrado por alunos de oitavos e nonos anos, o próprio objeto de estudo das turmas de Português da Professora Raissa se fez presente. Com muito gosto e simpatia, o magnífico casal de compositores, criadores de alguns dos maiores clássicos do cancioneiro popular nordestino, participou ativamente daquele comovente encontro intergeracional, dos mais agradáveis e produtivos que os meus quase 68 anos já presenciaram.

Alunas e alunos fizeram um show para os artistas (Foto: Madriana Nóbrega)

Naquela data, foi segurando choro de alegria que vi uma centena ou mais de adolescentes apresentando de formas diversas o conhecimento que acumularam durante três meses sobre a nossa música mais autêntica e genuína. Tudo a partir de pesquisas sobre vida, obra e, principalmente, letras de Antônio de Barros e Ceceu. Tudo dentro do Projeto Bate Coração, título que diz muito da felicidade criativa de Raissa Santos.

“Durante aqueles meses, trabalhamos biografias e letras deles. Algumas alunas aprenderem a tocar e cantar dez de suas composições, outros produziram cordéis para eles”, relembra a Professora. Mesmo morando em São Paulo, em pleno mês de agenda cheia para artistas como Antônio e Ceceu, eles voltaram à Paraíba e, aqui estando, atenderam gentilmente ao convite que Raissa lhes fez através da cantora Mayra Barros, filha do casal.

A Professora Raissa Santos, ladeada por Antônio de Barros e Ceceu (Foto: Madriana Nóbrega)

“O motivo de escolhê-los para nos aprofundarmos em suas letras foi por achar que suas composições, além de fazerem todo nordestino feliz ao ouvi-las, trazem lindas mensagens de amor e um duplo sentido muito divertido de se esmiuçar junto aos alunos”, explicou a Professora, prova viva do quanto é bom e possível fazer educação pública de qualidade, quando se tem a dedicação, o empenho e a competência de alguém como ela.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

Comente

Não publicamos ofensas pessoais. O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *