A Prefeitura de João Pessoa não comprou jazigos do Parque das Acácias, mas recebeu e liberou, para sepultamento, 600 túmulos doados pelo empreendimento em contrapartida à permissão para operar comercialmente cemitérios privados na cidade.
As doações dos jazigos começaram em 1988, ano em que o Parque das Acácias começou a funcionar, segundo nota da Secretaria de Serviços Urbanos (Sedurb) enviada ao blog nesta quarta-feira (6). Das 600 doações, 200 foram feitas em 2021, durante a pandemia da Covid-19.
Segundo pessoa digna de crédito, recentemente um(a) amigo(a) precisou sepultar parente na capital, soube que a Prefeitura comprara jazigos no cemitério-parque, tentou liberar um, mas não conseguiu. O acesso aos túmulos dependeria de ‘prestígio’ junto ao secretário de Serviços Urbanos.
A Sedurb repele “qualquer insinuação” nesse sentido no esclarecimento que o blog pediu desde segunda-feira (4), mas recebeu somente hoje. E, apesar de demandado para tanto pelo blog, em sua nota o órgão nada explica sobre critérios de acesso aos lotes que a Prefeitura recebeu em doação.
Procurado para se pronunciar sobre esse ponto, o secretário Rodrigo Trigueiro, titular da Sedurb, prometeu levantar a informação e repassá-la nesta quinta-feira (7). “Não estava na Sedurb nessa época, mas posso responder amanhã após consulta à Diretoria de Cemitérios”, justificou.
A NOTA DA SEDURB
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano esclarece, em virtude de matéria publicada pelo conceituado jornalista Rubens Nóbrega, nesta terça-feira (5), que, ao contrário do que foi divulgado, a Prefeitura de João Pessoa não comprou jazigos em cemitério particular da Capital.
A doação de jazigos para a administração pública ocorre, na forma de contrapartida, com base em decreto municipal de 18 de dezembro de 1996, que estabelece o repasse da quota de 5% do total de lotes construídos e autorizados a operar.
No ano de 2021, quando foram registrados 1.659 óbitos com causa mortis de Covid-19 na cidade, foi assinado um aditivo referente à doação de 200 jazigos de uma gaveta, no Cemitério Jardim Mangabeira.
No total, 600 jazigos já foram repassados ao Poder Público Municipal pelo empreendimento desde o início de sua operação em 1998 até a presente data.
No ano de 2021, como noticiado em todo o mundo, houve o maior registro de óbitos causados pelo vírus responsável pela pandemia mundial que fez vítimas em todo o Planeta.
A Prefeitura repudia veementemente qualquer insinuação de acesso facilitado por relação particular com o secretário ou qualquer outro servidor público da Sedurb.
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.