Enquanto tem gente penando para conseguir uma carteira de identidade, cerca de 3 mil cédulas esperam por seus donos nos postos de atendimento do Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC), em todo o Estado. Os documentos foram solicitados, nos últimos dois anos, mas as pessoas não foram buscar.
O IPC emite, aproximadamente, 200 mil RGs, por ano, e quase a metade deles por motivos emergenciais. O chefe do Núcleo de Identificação Civil e Criminal do IPC, Marcus Lacet Junior, disse que, a cada dois anos, o órgão se vê obrigado a destruir as cédulas de identidade ‘encalhadas’. O IPC alega que não pode manter documentos tão importantes guardados indefinidamente, por uma questão de segurança.
Enquanto isso, numa situação completamente oposta, algumas pessoas chegam a esperar 60 dias pelo Registro Geral, mas Marcus Lacet garante que todas as urgências são atendidas. O Estado ficou sem cédulas para impressão, durante um mês. A emissão se normalizou na segunda quinzena do mês passado, mas, no início desta semana, cerca de 5 mil RGs impressos ainda aguardavam para serem conferidos e disponibilizados para entrega.
“A emissão de carteira de identidade está normalizada, mas a demanda por novos documentos está gigantesca por dois motivos. Primeiro, a cultura do cidadão de deixar tudo para o último momento e aí se vê obrigado a atualizar sua documentação numa emergência. Depois, uma série de órgãos, como faculdades, aeroportos, Polícia Federal, bancos… começaram a exigir, de um ano e meio para cá, cédulas de identidade com até 10 anos de uso, sendo que não há lei respaldando essa exigência”, explicou.
Marcus Lacet lembrou que a única regra válida é que o documento deve estar em bom estado e a foto precisa identificar a pessoa. Por isso, é importante atualizar o documento em caso de mudança de faixa etária (porque a aparência não é a mesma) ou de estado civil (casamento, divórcio…), o que muita gente não tem o hábito de fazer.
Outros documentos identificam
O RG é um documento importante, mas não é o único que pode ser usado para identificação. Quem não estiver com a carteira de identidade, pode apresentar, em muitas ocasiões, carteiras de habilitação (CNH) e de trabalho e passaportes. O chefe do Núcleo de Identificação do IPC, aconselha a quem se sentir prejudicado por uma exigência descabida, que procure seus direitos, seja na Infraero, Procon e até no Ministério Público.
Lacet também pede aos donos das milhares de carteiras de identidades ‘encalhadas’ que vão buscar seus documentos para evitar que sejam destruídos e que haja desperdício de dinheiro público.
COMO SOLICITAR RG
– No dia 15 de cada mês (a data pode variar, caso
não seja um dia útil), é aberto o agendamento no site do IPC para os postos de atendimento de João Pessoa e Campina Grande.
– Nas demais localidades do Estado, basta se dirigir diretamente às Casas da Cidadania ou procurar postos de identificação municipais.
– A 1ª via de RG é gratuita.
Fonte: Seds-PB
- Andréa Batista, jornalista freelancer
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.