Ligação para o CVV será gratuita

O número 188 vai substituir o 141, em seis meses (Ilustração: Anatel)

A criação da Linha da Vida, autorizada pela Anatel, vai permitir ligações gratuitas para o Centro de Valorização da Vida (CVV). O atendimento é voluntário e presta apoio emocional de prevenção ao suicídio. Mas, a medida só deve entrar em vigor em 180 dias. Mas, quem precisar da ajuda emocional pode contar com outros canais.

O ato de autorização foi assinado, na última terça feira, pelo Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Vitor Elísio Menezes, e deverá ser publicado nos próximos dias no Diário Oficial da União.

A desativação do número 141, atual código do CVV, deverá ocorrer em até 180 dias a partir da data de publicação do ato da Anatel. Após a desativação, os usuários que ligarem para o 141 terão, por 90 dias, as chamadas interceptadas e receberão uma mensagem orientando a discagem para o 188.  Hoje, as ligações custam em média R$ 0,07 de telefones fixos e R$ 0,70 de celulares por minuto.

Uma linha-piloto gratuita foi implantada no Rio Grande do Sul. Durante os testes, os atendimentos triplicaram na região: passaram de 3,6 mil para 9,2 mil ligações. O perfil das chamadas também mudou: antes, 70% eram oriundas de telefones fixos; agora, 90% delas são feitas pelo celular.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de um milhão de pessoas morrem todo ano vítimas de suicídio no mundo, sendo que essa é uma das três principais causas de morte de pessoas na faixa de 15 a 44 anos.

Como funciona:
Qualquer pessoa que precisar de apoio emocional para vencer um período conturbado da vida, pode conversar com um voluntário do CVV ligando 141 ou diretamente no posto de sua região. O voluntário guarda o anonimato e haverá estrito sigilo sobre tudo que for dito. O atendimento é gratuito.

Na Paraíba, existem dois postos de atendimento, mas nenhum funciona 24 horas. O CVV nacional disponibiliza outros canais de atendimento, como chat, skype e email. Veja aqui como acessar.

Postos de atendimento na PB
Campina Grande
Tel.: (83) 3321-4111 / Horário: 7 as 22 horas diariamente
Rua Maciel Pinheiro, 170 Centro Edficio Palomo, sobreloja sala 7 – 58100-070

João Pessoa
Tel.: (83) 3224-4111 / Horário: 14 as 21 horas diariamente
Av. Rui Barbosa S/N (Sala Do Lactário Da Torre), Torre – 58040-490

  • Portal Brasil, com informações da Anatel e do CVV
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