Um novo tipo de prótese, implantada no osso, é capaz de melhorar sensivelmente a audição, a comunicação e a qualidade de vida de pessoas com determinados tipos e graus de deficiência auditiva. O aparelho faz parte de um sistema, denominado Baha, criado para ajudar pacientes que os aparelhos convencionais não conseguem atender. A novidade será exposta em palestras de especialistas programadas para a próxima quinta-feira (27) em João Pessoa, no Hotel Nord Class (Tambaú).
“O implante ancorado no osso é realizado por meio de uma pequena cirurgia, onde é inserido um pino de titânio, que após seis semanas se une ao osso e consequentemente ativa-se o processador de fala, o que possibilitará ao paciente uma audição e comunicação mais eficaz”, informa material de divulgação dos promotores do evento, aberto a pacientes e profissionais da área. A iniciativa faz parte das comemorações do Dia Nacional da Prevenção à Audição, que tem o 10 de novembro como data oficial.
Já no dia 12 do próximo mês, o mesmo público e outros interessados poderão comparecer ao Busto de Tamandaré, na Capital, onde serão instaladas duas tendas nas quais uma equipe multidisciplinar orientará a população sobre perdas auditivas, tratamentos e inovações tecnológicas, além de distribuir brindes e material gráfico sobre o tema. Todas essas atividades são patrocinadas por uma empresa especializada em “soluções auditivas implantáveis”, das quais a prótese auditiva com o sistema Baha seria o carro-chefe.
A organização dos eventos espera contar com a presença de pessoas com deficiência auditiva de toda a Paraíba, além de otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, psicólogos e representantes da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad). As palestras serão proferidas a partir das 19h30, mas antes, das 15 às 19h, serão atendidos “candidatos ao sistema Baha”, esclarece a Assessoria de Imprensa da patrocinadora.
A fonoaudióloga Rogéria Dias, uma das palestrantes que trabalha na Paraíba, explica que o “o implante por via óssea ainda é pouco conhecido pela população em geral, e um evento desse porte dá a possibilidade aos pacientes de conhecer as tecnologias, que podem trazer soluções para os problemas auditivos, além de ser um momento de troca entre os profissionais, com o objetivo de melhor atender às necessidades dos pacientes e assim promover uma condição auditiva mais favorável e melhor qualidade de vida”.
Dados citados no material de divulgação, atribuídos à Funad, destacam que “no tratamento de pessoas com deficiência auditiva, atualmente, uma média mensal de 150 pacientes passam pelo diagnóstico audiológico e em torno de 200 pacientes já utilizam algum tipo de prótese auditiva ou estão em fase de implantação”.
Sobre o Sistema Baha
“O Baha é uma prótese auditiva implantável de condução óssea, cuja sigla em inglês significa BoneAncoreted Hearing Aids, ou seja, Aparelho Auditivo de Fixação Óssea,desenvolvido pela Cochlear. Seu objetivo é enviar o som diretamente à cóclea, sem passar pelas orelhas externa e média, que podem já estar com algum tipo de deficiência”, explicam os divulgadores, acrescentando:
- Os sistemas de condução óssea são indicados para adultos e crianças com perda auditiva condutiva, perda auditiva mista, e sensorioneural, apenas de um lado. Enquanto um aparelho auditivo convencional conduz o som por meio da parte danificada do ouvido, o sistema de condução óssea ignora esta área danificada e envia o som diretamente para o ouvido interno. O sistema é projetado para ajudar aqueles que recebem pouco ou nenhum som a se comunicarem de forma mais eficaz”.
O Baha pode ser usado em surdez unilateral (audição apenas de um lado), em pacientes com “ouvidos crônicos” (otites de repetição, popularmente conhecido como ouvido estourado) ou operados e crianças com malformações congênitas da orelha.
É BOM ESCLARECERO Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.
5 Respostas para Prótese no osso para deficiente auditivo será exposta em João Pessoa
Amei o texto, ficou ótimo!
Devido a um trauma auditivo, sofro de perda da audiçao nos 2 ouvidos e mais hipersensibilidade a sons altos. Esse implante pode ser aplicado ao meu caso? já está sendo feito na Paraiba? e posso saber o valor da cirurgia?
Cara Celina, veja na matéria que palestras foram realizadas ontem, quinta-feira (27), no Hotel Nord, em Tambaú (João Pessoa). Nova oportunidade de contato com o público sobre o assunto está prevista para o dia 12 de novembro, no Busto de Tamandaré.
Boa tarde.
Fiquei curiosa sobre essa nova tecnologia auditiva. Gostaria de mais informações.
Acesse http://www.cochlear.com