Iniciativa da Associação Paraibana dos Engenhos de Cachaça de Alambique (Aspeca), catálogo mostra a produção de 19 engenhos paraibanos. A publicação, que tem apoio do Governo do Estado, será lançada às 20h da próxima quarta-feira (17) no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural, em João Pessoa.
Idealizada e executada pelo presidente da Associação Paraibana dos Engenhos de Cachaça de Alambique, Vicente Lemos, a Carta Cachaças da Paraíba vai divulgar as melhores do Estado em todo o Brasil e no exterior. Esta primeira edição traz o seu conteúdo em três línguas (além do Português, Inglês e Espanhol).
“É um instrumento de divulgação da produção de 19 engenhos, mas traz também a história da bebida no Brasil, a história dos engenhos paraibanos e ensina como utilizar a cachaça com harmonização”, afirma Vicente, garantindo ainda que a Carta ensina como se dá o processo produtivo da cachaça.
No lançamento da Carta serão homenageados o governador Ricardo Coutinho, apoiadores e artistas paraibanos e pernambucanos que sempre enalteceram a bebida genuinamente brasileira em suas obras, começando pelo mestre de cerimônias, o poeta e repentista Oliveira de Panelas.
Segundo texto de divulgação da obra e do evento, “a Paraíba é o maior produtor de cachaça de alambique do país” (12 milhões de litros por ano). Destaca ainda que o setor canavieiro é o que mais emprega no Estado e no país. “É única cultura que, mesmo durante a seca, fixa o homem à terra”, acrescenta.
A Carta Cachaças da Paraíba também assegura que só pode ser chamada de cachaça a bebida produzida no Brasil que tem como matéria prima o caldo da cana e teor alcoólico entre 38 a 48 graus.
Quem fez
A Carta das Cachaças tem história da bebida no Brasil e na Paraíba contada pelo escritor Gonzaga Rodrigues, textos da jornalista Rosa Aguiar, fotografias de Cácio Murilo, análise sensorial dos rótulos apresentados por Jairo Martins, projeto gráfico de Sergio Sombra, coordenação e assessoria de Marise Barreto e coordenação geral de Vicente Lemos e Múcio Fernandes.
Os textos em Inglês e Espanhol foram escritos por Alyssandra Negri e Douglas Ramos, respectivamente, com revisão de Denise Barreto Rocha Sampaio. O livro foi impresso na Gráfica JB, de João Pessoa.
Patrocínio
A obra conta ainda com patrocínio do Sebrae PB, da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e das empresas Softcom, DR Alambiques, Thalls Indústria Metálica, Zeta Embalagens e Net Eventos.
- Com informações e texto de Rosa Aguiar
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.
6 Respostas para Produtores lançam catálogo das melhores cachaças da Paraíba
Parabéns pelo excelente trabalho. Sou presidente do Clube da Cachaça de Pernambuco – CANA-PE (Clube dos Apreciadores Não Alcoólatras). Embora o Clube seja de PE, o objetivo do clube é valorizar, divulgar, promover e explorar as cachaças do nordeste. Estamos promovendo encontros trimestrais em cacharias aqui na região, onde neles escolhemos uma cachaça local e um membro do clube para falarmos da sua história em público e realizamos a degustação da cachaça entre os membros do clube, amigos e apreciadores. O Clube só precisa que as cacharias nos procurem para divulgar a sua cachaça, nos fornecendo material de propaganda/marketing e algumas cachaças para degustação, bem como uma breve história da sua criação e características da cachaça. Parabéns e muito sucesso ao presidente Vicente Lemos. Estamos a disposição.
Contatos:
Alexandre Menezes – Presidente do Clube da Cachaça – PE
(81) 9.9997-4171
Email: [email protected] / [email protected]
Ivo Araújo – Vice-Presidente
(81) 9. 8515-8566
Brilhante iniciativa do Amigo Vicente Lemos e companheiros da Aspeca. Gostaria de adquirir um exemplar. Luciano Francisco de Oliveira ex-Prefeito de Alagoa Nova.
Alagoa Grande, terras de muitos engenhos e hoje, ainda temos as cachaças Gregorio e Volupia, ambas de muito boa qualidade.Como também as dos Engenhos Quitéria e Sapucaia, em pequenas quantidades.Parabens aos empresários pelo sucesso!
Parabéns cachaça maribondo na pessoa do senhor Roberto Lemos pois essa cachaça é pura leve e diferente
Parabéns.
Cachaça genuinamente brasileira merece destaque e os organizadores deste evento/lançamento aplausos e sucessos.
Parabéns meu amigo e irmão Ariano a vc e aos Paraibanos que produzem e enaltecem esta maravilhosa delicia que é a Cachaça Brasileira .