A campanha do Sindicato dos Ferroviários da Paraíba pelo resgate do trem de passageiros no interior do Estado ganha novas adesões dos mais diversos segmentos sociais, principalmente nas cidades que seriam beneficiadas diretamente pela volta do serviço. Um exemplo de engajamento multiplicador da causa vem de Mari, onde a Rádio Araçá começa a mobilizar ouvintes para apoiar essa que é seguramente a mais barata e segura alternativa de transporte de gente e de carga em todo o mundo.
A informação sobre a campanha do Sintefep chegou ao blog através do escritor, jornalista, radialista e dramaturgo Fábio Mozart. Ele enviou texto de divulgação da iniciativa explicando que o projeto consiste “na mobilização da população das cidades por onde passa a malha ferroviária paraibana pelo restabelecimento do transporte ferroviário de passageiros, há muito tempo desativado”.
Ainda sobre a campanha, Mozart traz a palavra otimista de Severino Urbano, presidente do Sindicato: “Não é um sonho sem fundamento. Isso envolve uma série de parcerias além de uma política pública do governo, mas precisamos do apoio da população, por isso estamos buscando parcerias com entidades comunitárias para levar ao povo o projeto e levantar abaixo assinados”.
“Inicialmente, o projeto visa restabelecer o trecho ferroviário entre João Pessoa e Guarabira, passando pelas cidades de Sapé e Mari. Embora o trecho esteja cedido à Ferrovia Transnordestina Logística, ele pertence à União e foi explorado historicamente pela Rede Ferroviária Federal S/A, atualmente extinta. O transporte de passageiros passou a ser explorado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos que, aos poucos, foi delimitando e restringindo a operação apenas para a área metropolitana de João Pessoa”, historia Mozart, que foi radiotelegrafista da Rede Ferroviária Federal S.A. e é um dos fundadores do Sindicato dos Ferroviários da Paraíba.
Por sua vez, Severino Urbano adianta que o público atendido terá basicamente dois perfis. “Um regional, para quem precisa simplesmente viajar entre essas cidades, e outro de natureza turística, voltado para os visitantes que teriam essa opção de deslocamento de grande atração turística para quem visita a região. Em outro momento, o Sindicato dos Ferroviários da Paraíba pretende focar o projeto no trecho João Pessoa/Campina Grande, passando pelas cidades de Pilar, Itabaiana, Mogeiro e Ingá”, acrescenta o dirigente sindical.
Em termos práticos, o Sindicato está buscando parcerias com entidades culturais e comunitárias das cidades por onde passa a antiga malha para levantar abaixo-assinado e levar o documento ao Ministério das Cidades, onde é possível ser feito “um levantamento de custos da revitalização dos trechos e expansão dos trens de passageiros”.
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Uma resposta para Campanha pede a volta do trem no interior
Muito louvável a iniciativa do sindicato da PB,eu por minha vez quando fui diretor do sindicato dos ferroviários no RN,fiz diversas citações às diretorias anteriores sobre este tema;a volta dos trens de passageiros,pois a concessionária que adquiriu nosso ramal, o tinha abandonado desde 2003. as cidades das quais o trem trafegava(o bacurau),Nova Cruz RN/João Pessoa PB,ainda hoje é mal servida pelo transporte rodoviário,e as pessoas Clamam pela volta do trem,por isso vamos convocar a classe politica e a população fazendo este abaixo assinado,pra não só trazer o trem até Guarabira,mas estender o mesmo à Nova Cruz,de onde não deveria ter saído!