O senador Deca (PSDB) comunicou no início da noite de hoje (1º) que o seu projeto de lei destinado a ‘atualizar’ direitos e deveres dos representantes comerciais está aberto ao debate e mudanças reivindicadas pela categoria, que repudiou quase à unanimidade a iniciativa do parlamentar.
As possibilidades de modificação do projeto foram discutidas na tarde desta quinta-feira em Brasília pelo senador com dirigentes da entidade nacional e de conselhos regionais dos representantes comerciais (foto acima). Logo após a reunião, a Assessoria de Imprensa de Deca repassou ao blog nota que resume os resultados do encontro.
Nota de Deca
O senador Deca (PSDB-PB) se reuniu nesta quinta-feira, dia 1º, em seu gabinete no Senado Federal, com o Presidente do Conselho Federal dos Representantes Comerciais(Confere), Manoel Affonso Mendes de Farias, e o Presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais (Core-PB) da Paraíba, Marconi dos Santos, e de Pernambuco (Core-PE), Archimedes Cavalcanti, para discutir adequações no Projeto de Lei do Senado 410/2016.
Ficou acordado durante essa reunião de que o projeto será amplo e democraticamente debatido onde será oportuno para serem inseridos a ele reivindicações da categoria. Estes encontros com os representantes da categoria já vêm acontecendo. No dia 22 de novembro, senador Deca recebeu os representantes nacionais da categoria e logo em seguida, no dia 25, em João Pessoa, se reuniu com representantes regionais.
Nova reunião
Por sua vez, Marconi dos Santos encaminhou ao blog comunicado do presidente do Confere (veja reprodução abaixo) adiantando que já na próxima semana as partes voltam a se reunir para discutir a inserção das reivindicações da categoria no projeto do senador Deca.
Recuo na proposta
Os entendimentos das entidades com Deca foram bem sucedidos e claramente indicam um recuo na pretensão inicial do suplente que assumiu o mandato com a licença do titular, Cássio Cunha Lima (PSDB), para tratar da saúde e outros interesses particulares.
Graças às negociação, deverão ser abolidos do projeto de lei pontos como o que reduz para os últimos cinco anos a indenização de quem é dispensado por fabricantes ou distribuidores para os quais trabalham, por vezes, uma vida inteira. Além disso, a proposta original também transfere responsabilidade da inadimplência de comerciantes aos representantes comerciais, que poderão responder na Justiça por eventuais calotes de seus clientes.
É BOM ESCLARECERO Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.
18 Respostas para Deca negocia e admite mudar projeto repudiado por representantes comerciais
Ótimas site ! gostei muito vai para os meus favoritos
eu tenho um site de mudanças
https://www.mudancasgatoazul.com.br/
O representante comercial não é sócio da empresa para pagar por cliente inadimplentes. A empresa detêm de meios para receber seus atrasados, por meio de seus departamentos jurídicos. O representante muitas vezes trabalha sozinho, e sua comissão é sua unica fonte de renda e alimento, ou seja, se passar a pagar por inadimplência, certamente irá pagar pra trabalhar. Isso é um absurdo, não pode prosperar.
Todas as empresas rezam a mesma cartilha , diminen as comissões ,criam contratos com cláusulas leoninas e outras reduções de direitos daqueles que vesten a camisa com muita dedicação.. Não temos ninguém por nós , alguém que busque soluções para continuarmos a existir. O senador Deca e mais um empresariozinho a tentar reduzir o número de bons profissionais . O que um cargo faz na cabeça de um homem pequeno. O confere está de parabéns pela sua atuação e deveria aproveitar este momento de ‘ modernização da lei dos reprezentantes’ e acrescer a isenção de impostos na comprar de Cardoso novos , a obrigação de representantes comerciais nos CORES e o pagamento de medi de comissões em caso de doenças e acidentes pessoais. Que DEUS iluminem a todos os dirigentes que estarao nestes acordos.
E uma Vergonha essa classe politica, ao invés de propor melhorias, quer tirar direitos adquiridos. Porque você sr. Senador não mexe nos salários e previlegos da sua classe?
Essa pessoa que chamam Deca é pago por nós para trabalhar contra a nossa classe ? A quem ele está querendo favorecer ?? É a troco de que ? Ele é louco ?as empresas dão crédito para quem elas quiserem não somos nós que somos responsáveis e não somos remunerados por isso.No mínimo este Deca faz parte de mais um grupo que só olha para sí.
É uma vergonha para todos brasileiros e principalmente para todos nós Representante Comerciais, ter esse tipo de Político como esse DECA, que simplesmente está Legislando em causa própria, ele devia ter vergonha na cara de lançar um projeto desse. É sim criar um projeto reduzido a carga tributária que altíssima, praticamente trabalharmos de meia. DECA devia ser banido do Congresso.
Parabens por esta vitória, mas com relação ao texto para assumirmos os débitos dos clientes inadimplentes, entendo com isso que somos sócios da empresa!!! Que maravilha , então vamos reivindicar participação dos lucros da empresa , ou só nos querem para participar dos prejuízos?pelo que eu saiba quem analisa e autoriza o crédito é o diretor financeiro certo ? E o que o representante tem a haver com isso ?
Não temos o que agradecer e sim continuar vigilantes pela manutenção de nossos direitos.
Uma classe de trabalhadores que enfrentam todas as adversidades de distâncias em estradas muito perigosas, mau tempo, maus humores e nem por isso se intimidam e persistem em levar produtos de consumo à todos os pontos deste imenso país.
Sem nenhuma garantia trabalhista ou qualquer outra que seja.
Aí vem um empresário que enricou às custas desses profissionais e propõe acabar com o único direito que a classe conquistou, que é sua indenização de 1/12 avós pelo tempo trabalhado.
Simples assim.
NÓS REPRESENTANTES COMERCIAIS ERA PRA TRABALHARMOS ERA DE CARTEIRA ASSINADA,COM OS DIREITOS LEGAIS AOS QUE NOS CABE COMO TRABALHADORES E CHEFES DE FAMÍLIA. …AGORA ESSE DECA NA VERDADE ELE É DONO DE UMA DISTRIBUIDORA NA PARAÍBA CHAMADA RIO DO PEIXE,POR ISSO ESSE INTERECE DA PARTE DELE DE TRANSFERIR A RESPONSABILIDADE DA FISTRIBUIDORA PARA NÓS REPRESENTANTES
Como já não bastasse as nossas comissões que sofrem redução constantemente, ainda mais essa.o representante esta sendo esmagado a cada ano que passa e não tem quem lute pela categoria. Ninguém se preocupa em corrigir nossas comissões.
Sem palavras, pra esse tal de DECA, ou ele muda sua opinião, ou colocamos ele no seu devido lugar !!!!!!!!
Esse tal de DECA é mais um querendo cuidar dos seus próprios interesses, temos que investigar o passado desse camarada., com certeza deve ter alguma coisa e vamos colocar tudo na mídia
Esse Senador é mais uma piada, ele não está querendo ter Representantes e sim escravos trabalhando para ele. Temos que fazer o Cássio Cunha Lima voltar ao senado e tirar esse suplente de b…
Parabéns a todos os Representantes Comerciais que enviaram seus esforços para mudança desse “trágico” projeto. Com mais de 05 (cinco) décadas atuando como vendedor, deverei em breve editar um livro sobre muita ação.
Com mais de 05 (cinco) décadas nessa fabulosa e guerreira classe de REPRESENTANTE COMERCIAL, já vi muitas intenções contrárias ao nosso interesse.
Tendo participado ativamente na mudança da administração do nosso Sindicato e Core do Estado do Rio Grande do Norte, o que deverá constar em livro a ser editado brevemente por mim, parabenizo os nossos Dirigentes atuais e elogio o esforço de toda a classe neste momento.
Infelizmente sempre aparece um “espertinho” contra essa fabulosa e guerreira classe de REPRESENTANTE COMERCIAL, da qual faço parte há mais de 05 (cinco) décadas e vi muita coisa e participei ativamente para uma grande mudança na administração do CORE e SINDICATO do Rio Grande do Norte, o que deverá constar em livro a ser editado por mim muito em breve. Parabéns a classe pelo grande esforço neste momento.
Ele tem que retirar tudo, isto é uma insensatez de um “deputado” absurdo, tudo noque tem neste projeto é puro legislar em causa própria, tem que ser revoltado, fala em direito e deveres, mais só tem retirada de direitos e aumento de deveres absurdos.
Confirmo. Acredito que o Ilustre Senador DECA não foi bem acessorado e louvo a sua atitude de agora estar apoiando a Categoria dos Representantes Comerciais o que denota sensibilidade e interesse público