Em um 21 de junho, no Morro do livramento, Rio de Janeiro, há 177 anos, nascia aquele que se tornaria a glória da literatura brasileira. Joaquim Maria Machado de Assis, filho de operário e sem estudos regulares, teve seu primeiro trabalho publicado, um soneto, com apenas quinze anos. E não parou mais, passando por praticamente todos os gêneros: dez romances, 200 contos, 600 crônicas, sete coletâneas de poesias, dez peças teatrais, prefácios e críticas literárias, além de várias traduções.
À abrangência e complexidade das obras de Machado de Assis soma-se o universalismo legado à nossa literatura, possibilitando abordagens plurais por parte de estudiosos contemporâneos em diferentes linhas de pesquisa. Amostra representativa disso, que leva a um debate estimulante e descobertas instigantes sobre a vida e obra do autor, está reunida em Machado de Assis – Ensaios da crítica contemporânea. Também não surpreende sua projeção internacional, com a crítica machadiana no exterior revelando novas abordagens e ampliando o diálogo com os especialistas brasileiros.
Clique aqui para conferir outros títulos sobre Machado de Assis e aqui para fazer o download gratuito de suas obras.
(Informativo da Fundação Editora Unesp)
É BOM ESCLARECERO Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.