Não sei se é comum se encantar com a competência profissional de jornalistas. Alguns são especiais, realmente.
As minhas deferências são para Marcelo Lins e Fernando Gabeira, comentaristas de ponta do jornalismo da Rede Globo. Reúnem em suas apreciações conhecimento, organização de raciocínio e serenidade. A eloquência flui em ambos sem afetação. Gosto de ouvir as suas opiniões, aprendo com elas.
Qualquer tema eles discutem com clareza e sem pausas. Não cogitam titubear. A sua fala faz o ouvinte identificar até onde há vírgula ou ponto parágrafo. Ouvi-los é exercer a concentração no que está sendo abordado, de forma plena.
O dom da comunicação não está ao alcance de qualquer um, mesmo sendo da área. Os aqui citados têm empatia, dialética e erudição. Demonstram ter conhecimento e estudo sobre os assuntos em pauta. Expertises do jornalismo versam com destreza e competência
qualquer matéria levantada.
Interrompo tudo que estou fazendo quando a fala está com eles. Volto a ser aluna, sobremaneira crítica, recebendo deles um ensino de qualidade. Numa sociedade que está sempre em transformação, como a nossa, e o leque de informações é abundante não há nada mais enriquecedor do que absorver conhecimento de quem sabe.
Percebo que os jornalistas em tela são respeitados pelos colegas de equipe. Acredito que a reverência reside na eficácia de sua comunicação. Falam bem ao público que os assiste e apresentam rica argumentação no conteúdo dos temas discorridos. Assim, a credibilidade fica imposta.
Além da qualidade profissional, Lins e Gabeira proporcionam jornalismo ético. Observo neles a prática de um trabalho crítico, apartidário e liberto de amarras políticas. Demonstram independência editorial.
Com excelência os dois jornalistas cumprem inteligentemente os fatos, cada qual no seu estilo profissional: com elegância, independência e esmero.
À parte o grau de excelência, o exercício da profissão de jornalista, qualquer que seja a especialidade, exige vasto conhecimento e tempo integral de informação atualizada. Tenho grande admiração por essa profissão.
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.