ESQUIZOFRENIAS, por José Mário Espínola

Cena do filme ‘O Capitão’ (imagem copiada de Central Comics)

A vida às vezes imita a arte. Ou teria sido o vice-versa, neste caso? Vejamos.

A película alemã O Capitão (Der Hauptmann – 2017), direção e roteiro de Robert Schventke, conta a história de um soldado raso alemão, que nos estertores da Segunda Grande Guerra está desertando, em pleno rigor do inverno da Europa Central.

A fuga livra o soldado de comandos nazistas, fanáticos que caçam e executam esses desertores pelas florestas, usando todo o requinte de crueldade que lhes é peculiar.

O nosso “herói” consegue escapar escondendo-se num buraco. Mas perde uma das botas e rasga o agasalho. Passado o perigo, vaga pela floresta morrendo de frio e de fome, quando encontra um carro oficial abandonado, contendo uniforme, botas e sobretudo de capitão da Wermacht, o exército alemão. Está salvo do frio, pensa. E veste o uniforme.

Logo se defronta com outros militares, que lhes prestam a obediência ao cargo aparente e se submetem às suas ordens.

Assim, involuntariamente ele começa a comandar. Assume a identidade do uniforme e passa a perseguir outros desertores, inclusive usando os mesmos requintes de crueldade.

Quatro anos atrás, um tenente do Exército que nos anos 1980 havia sido reformado por incompetência moral e recebido o posto de capitão, foi eleito Presidente da República, em votação democrática e incontestável.

Em 1º de janeiro de 2019, o vitorioso assumiu o mandato, o que o tornou, por força do cargo, comandante-em-chefe das Forças Armadas. Como nunca teve maturidade nem equilíbrio para assumir um cargo de tanta responsabilidade, passou a confundir as Forças Armadas com objeto de sua propriedade pessoal, e não como órgãos institucionais, de estado.

É visível a sensação de “embriaguez” do cargo, nos primeiros registros de imagem, quando tem diante de si generais, brigadeiros e almirantes.

Semelhante ao capitão nazista, o capitão brasileiro assumiu a “farda” de comandante-em-chefe das Forças Armadas, porém nunca assumiu as responsabilidades conferidas pelo terno de Presidente da República. E assim vem se comportando ao longo de todo o seu mandato.

Ele chegou a essa distorção pela falta de alguém mais sensato que lhe chamasse à realidade, e que ele respeitasse. Ao contrário, ele só deu ouvidos àqueles insensatos que lhe alimentaram a sua distorção mental, a sua fantasia de marinheiro.

E para isso não têm faltado bajuladores em seu entorno, a começar pelo ministro do Gabinete de Segurança Institucional, figura que só exala ódio e rancor.

Esse arremedo de comandante, para felicidade do país, a partir de 1º de janeiro próximo vai despir-se da sua fantasia de comandante incontestável, enfrentará a realidade e deixará de brincar de Cabeça-de-papel.

Esperamos que finalmente receba o tratamento adequado à sua importância: psiquiátrico.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

2 Respostas para ESQUIZOFRENIAS, por José Mário Espínola

  1. Antonio Morais escreveu:

    Texto inteligente, lúcido, e oportuno!
    Parabéns, José Mário!

  2. Soraia Simões escreveu:

    Sinto muito por colocar isso na internet, mas não tenho escolha a não ser cumprir minha promessa ao Dr.WAVA, o poderoso lançador de feitiços que me ajudou a trazer de volta meu ex-marido que já estava ausente há duas semanas sem se despedir de Eu. uma experiência tão dolorosa para mim porque ele é meu primeiro amor e minha vida gira em torno dele, mas quando ele me deixou por outra mulher, eu compartilhei lágrimas e tentei de tudo para esquecê-lo, mas no fundo do meu coração, nós prezamos muito apesar a dor que me causou sofreu. Uma noite fiel eu li um comentário sobre o Dr.WAVA, um poderoso lançador de feitiços que pode ajudar a trazer de volta um ex-amante ou reunir um lar desfeito e mais, no começo foi como uma piada porque eu nunca acreditei em magia. e Dr. WAVA prova-me trazendo meu marido para casa depois de três dias de seu feitiço de amor no meu marido. obrigado Dr. WAVA por me tornar uma mulher completa novamente e trazer de volta meu amante perdido, continuarei compartilhando isso com quem pode ser importante consertar tudo em um casamento, em vez de compartilhar lágrimas ou passar por um rosnado. WAVA em seu endereço de e-mail de contato abaixo [email protected], você também pode enviar um WhatsApp para +66992602953