A Paraíba atingiu em 2014 o maior percentual do Nordeste de mestres e doutores no corpo docente da educação superior ministrada no Estado. Chegamos a 80,2% de professores universitários com mestrado e a 39,5% com doutorado, bem acima da média da região (72,2% e 31,3%, respectivamente) e com razoável distância dos estados nordestinos mais ricos.
Pernambuco, por exemplo, cravou 74,9% de mestres e 33,5% de doutores, enquanto o Ceará ficou com 78,6 e 31,8% e a Bahia, 69,1 e 29,5%, respectivamente. No ‘ranking nacional’ da qualificação docente, considerando o somatório das duas titulações acadêmicas, só perdemos para Rio de Janeiro (81,9% de mestres e 45,5% de doutores) e Rio Grande do Sul (85,3 de mestres e 42,3% de doutores).
Os dados constam do Anuário Brasileiro da Educação 2016 (acesse a íntegra clicando aqui). Traz os números da educação brasileira atualizados até 2015, com a maioria das estatísticas que a publicação traz mostrando a evolução educacional entre 2001 e 2014.
É BOM ESCLARECERO Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.
5 Respostas para Paraíba lidera Nordeste em número de mestres e doutores
…. E o salário ó!!!!!!!!!
O estado não oferece mercado de trabalho atraente aos graduados, por isso muitos escolhem mestrados e doutorados como meio de renda.
O problema eh que estamos criando futuros mestres docentes sem nenhuma experiência no mercado de trabalho. Distanciando ainda mais o ensino universitário das reais necessidades das empresas.
Conheço muitos que não estão trabalhando na área porque não existe possibilidade, poucas vagas. A bolsa de estudo foi o principal motivo para continuar os estudos e chegar ao doutorado. Isso é Brasil, não tem como manter seus doutores.
Falta de vagas para nossa continuidade educacional em PERNAMBUCO, não existem cursos de pós graduação especiais.
Que título ruim, deviam aprender a escrever a verdade.