Com foco em educação para profissionais da rede básica de saúde e evento paralelo de diabetes para a população em geral, objetivo é conscientizar todos sobre um problema que atinge mais de 14 milhões de brasileiros atualmente.
A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) com o apoio da WDF – World Diabetes Foundation e parceria com a ADJ (Associação de Diabetes Brasil) vai realizar de 16 a 20 deste mês, em João Pessoa, a terceira edição do Projeto Educando Educadores Sem Fronteiras. O objetivo é qualificar os profissionais que lidam com a população da rede básica de saúde para utilizar a educação em diabetes como principal forma de conseguir a adesão ao tratamento e melhoria da qualidade de vida de seus portadores.
O curso em João Pessoa, também dirigido a médicos e profissionais da área de saúde, selecionados a partir de reunião prévia com os representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, será iniciado dia 16 (terça-feira), às 8h, com término no dia 19, às 18h. A carga horária, de 40 horas, será dividida em aulas teóricas e oficinas práticas sobre alimentação, monitorização da glicemia, insulina, antidiabéticos orais, cuidados com os pés e com a cavidade bucal.
O evento será realizado no salão de convenções do Hotel Hardman Praia Hotel (Avenida João Mauricio 1341, Manaíra) e no sábado, 20, os alunos e a equipe do Projeto estarão organizando uma Feira da Saúde, que acontecerá no Shopping Tambiá (Avenida Odon Bezerra, 184, Centro), com entrada gratuita, a partir das 10h.
Na feira, direcionada para a população, serão abordados os sete comportamentos do autocuidado para o diabetes abrangendo vários temas. Haverá também realização de glicemia capilar (ponta de dedo), avaliação do índice de massa corporal (IMC) e orientação alimentar relacionados ao conteúdo do curso, onde as informações e exames serão realizados pelos próprios alunos.
O Projeto Educando Educadores Sem Fronteiras em João Pessoa tem a Coordenação Científica de Claudia Pieper, Coordenação Técnica de Graça Câmara e co-coordenação de Denise Reis Franco. O Projeto tem o apoio do médico João Modesto, delegado da SBD na Paraíba.
(adaptado do texto de Danilo Tovo, da Assessoria de Imprensa da SBD)
É BOM ESCLARECERO Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.
3 Respostas para João Pessoa recebe projeto inédito de diabetes
Ola,
Gostaria de saber, se existe um bom grupo de apoio ao diabético em Joao Pessoa,
Pode ser no Centro, ate mesmo em outros bairros proximo ao Centro.
Agradecendo antecipado.
Marto
Vamos buscar essa informação, Marto.
Oi Marto,
sou endocrinologista, gostaria de formar um grupo de apóio de diabetes, mas preciso de ajuda, vc estaria interessados ?