João Pessoa terá eleição plebiscitária

Wilson Filho ajudaria Cida mais como concorrente (Foto: Divulgação/MaisPB)

Wilson Filho ajudaria Cida mais como concorrente (Foto: Divulgação/MaisPB)

“Morro de velho e não entendo determinadas coisas”, disse-me cedo da manhã de hoje (4) o meu amigo Gosto Ruim, na sua costumeira ligação telefônica para “atualização diária” dos assuntos da terrinha. Dessa vez, referia-se ao anúncio da incorporação do deputado federal Wilson Filho (PTB) à chapa encabeçada por Cida Ramos (PSB) que vai disputar a Prefeitura de João Pessoa.

Como especulado e esperado, o jovem parlamentar desistiu do papel de protagonista para ser coadjuvante na cena aberta da disputa pelo poder na Capital, onde não mais será candidato a prefeito de João Pessoa, mas vice da Professora Cida. Com isso, a saída de Wilson Filho do páreo junta-se à do também deputado federal Manoel Júnior (PMDB) para transformar em virtual plebiscito a eleição deste ano no maior colégio eleitoral da Paraíba.

Na avaliação de Gosto Ruim, o afunilamento da corrida sucessória em João Pessoa é ruim para o processo político e eleitoral como um todo, mas seria particularmente desfavorável para a candidata de oposição. “Porque ela já não contava mais com Manoel Júnior para ajudar a levar o embate para o segundo turno e agora perdeu também a ajuda de Wilson Filho, ou seja, justamente os dois que juntos poderiam somar no mínimo 12% dos votos que não deixariam Luciano Cartaxo (PSD) bater a parada logo no primeiro turno”, explicou.

“O Professor já combinou com os russos, foi?”, perguntei, repetindo o que Mané Garrincha teria dito a Aymoré Moreira na Copa do Mundo de 1962, no Chile, antes da final contra a Tchecoslováquia, quando na preleção o técnico, que dizer, o professor explicava a seus pupilos como seria a vitória da Seleção Brasileira. Rezam a lenda e o folclore que o aparentemente ingênuo ‘anjo da pernas tortas’ chamava de russo todo galego que jogasse futebol do outro lado do Atlântico.

Gosto, pelo visto, não gostou da minha pergunta. Disse que a sua leitura nada tinha de delirante, batia com as projeções de qualquer técnico, digo, de qualquer analista ou cientista político dos muitos que temos aqui batendo ponto nos melhores senadinhos da Filipeia. “Se não tem Manoel Júnior nem Wilson Filho disputando, com quem Cida vai somar votos para evitar que Cartaxo leve logo no primeiro turno? Com Charliton Machado do PT? Com Vitor Hugo do Psol?”, ‘intuou’.

Mesmo sabendo que o raciocínio dele tem lá sua lógica, fiz como faria o nosso amigo em comum Potinho de Veneno. Não deixei passar a oportunidade de aborrecer quem é especialista em botar gosto ruim na história e no humor dos outros. “Quer dizer então, Gosto, que Luciano Cartaxo já combinou com os russos?”, tasquei. Não deu outra. Ele desligou.

(Corrigida e atualizada às 11h22)

 

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

Uma resposta para João Pessoa terá eleição plebiscitária

  1. Ricardo Souto escreveu:

    Não voto em golpista, seja de que chapa for. E faremos campanha. Vice golpista é candidato, Temer é exemplo. Votamos em Dilma e veio esse vampiro.