Policiais, membros do Ministério Público da Paraíba e da Secretaria Estadual da Receita desarticulam nesta terça-feira (11) quadrilha de fraudadores e laranjas que nos últimos seis anos emitiram mais de R$ 30 milhões em notas fiscais frias e causaram prejuízo de R$ 8 milhões aos cofres públicos.
Denominada Operação Orange (laranja,em inglês), a ação de hoje é o desfecho de 16 meses de investigação que levaram à descoberta do bando que vinha atuando desde 2011, operando 13 empresas de fachada para sonegar impostos através de 22 laranjas. Estão sendo cumpridos nove mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão mediante trabalho conjunto da Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária/DCCOT, Promotoria de Justiça de Crimes Contra a Ordem Tributária-MPPB e Secretaria de Estado da Receita.
Participam da Operação 15 delegados da Polícia Civil, 55 policias civis, um promotor de Justiça e 16 auditores fiscais de tributos estaduais. Os mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas residências e escritórios dos investigados – incluindo um de Contabilidade – em João Pessoa e Bayeux.
As investigações preliminares realizadas pela Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária demonstraram que os investigados têm agido, em conjunto, usando laranjas ou testas de ferro para camuflar operações comerciais ilegais e fraudar a fiscalização tributária.
Os ilícitos pelos quais os investigados vão responder compreendem falsificação de documento público, falsidade ideológica, uso de documento falso e crimes contra a ordem tributária. Se condenados pela Justiça, podem cumprir até 22 anos de reclusão.
As autoridades envolvidas na Operação Orange concederão entrevista coletiva à imprensa às 10h no gabinete do secretário da Receita no Centro Administrativo Estadual, em Jaguaribe, João Pessoa.
- Com informações e texto da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Receita (SES)
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.