Homi, Ciço vem montando esse cavalo há 20 anos!

Mesmo no escrito de opinião, onde já tivemos por aqui expoentes do tope de Jânio de Freitas e Carlos Castelo Branco, de uns tempos pra cá rareiam os colegas ainda não infectados pelo vírus do jornalismo declaratório, aquele super dependente do que dizem os bacanas da política. Publicamente ou em privado. Quer ver um exemplo?

Recentemente, o prefeito Cícero Lucena, de João Pessoa, declarou que “se o cavalo passar selado”, ele monta. Adiante, garantiu que monta de qualquer jeito, “com sela ou sem”. Cavalo, no caso, vem a ser a conjuntura política que até o final deste ano ou início do próximo faça do declarante irresistível e irrefreável candidato ao governo do Estado.

Pronto! Desde então, vive em festa nosso jornalismo político, provavelmente o mais declaratório de todos. Afinal, quase todo santo dia – nos melhores canais e plataformas do ramo – alguém levanta a bandeira ou enche a bola de Cícero. Sob encomenda ou não, colegas pintam a candidatura do alcaide com as cores mais vivas de um fato consumado.

Posso estar estupidamente enganado, mas não vi, não ouvi nem li em qualquer canto alguém dizer ou escrever que Cícero vem montando esse cavalo há 20 anos. Desde quando Cássio Cunha Lima deu corda para o antigo aliado trotar por toda a Paraíba contra a reeleição de Zé Maranhão ou a eleição de Ricardo Coutinho para governador, em 2010.

Boas e más línguas dizem até hoje que os Cunha Lima jogaram bolas de gude e rolimãs na pista para derrubar animal e montaria, quando viram que só uma aliança com o ricardismo derrotaria o ‘inimigo’. O plano deu certo apenas em parte para o clã. Na eleição seguinte, o ex-governador decidiu ele mesmo disputar a vaquejada, mas seu boi não valeu.

Por essas e outras, prepare seu coração! Daqui até outubro de 2026, vai ser um tal de ‘João disse’, ‘Ciço falou’ e ‘Faito rebateu’ sem fim. Em banda de lata. Resta parafrasear Chico César e pedir que Deus nos proteja da bondade da pessoa ruim ou da maldade de gente boa, ou seja, de um povo que sempre chora menos porque pode mais.

_________________________________________________________________________

  • Texto de Rubens Nóbrega, como Observador Credenciado do Observatório Paraibano de Jornalismo
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

Comente

Não publicamos ofensas pessoais. O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *