PMJP compra jazigos em cemitério privado, mas acesso só teria quem tem acesso a secretário

por Rubens Nóbrega

Foto meramente ilustrativa copiada de parquedasacacias.com.br

Durante a pandemia da covid-19, entre 2020 e 2021 a Prefeitura de João Pessoa comprou lotes no cemitério privado Parque das Acácias, no José Américo. O acesso aos jazigos adquiridos com recursos públicos estaria condicionado, no entanto, a um acesso muito particular do interessado ao secretário Rodrigo Trigueiro, titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da capital.

Desde ontem (4) tento respostas da PMJP a essa denúncia sobre suposto tráfico de influência no atendimento a uma necessidade dramática de qualquer pessoa que precise e não disponha, para enterrar algum familiar, de túmulo perpétuo ou mesmo cova rotativa em qualquer cemitério público da cidade. A informação que me levou a questionar o governo municipal chegou-me nos seguintes termos:

– Recentemente, pessoa conhecida minha precisou de um jazigo para enterrar o padrasto e soube que a Prefeitura da Capital comprara vários no Parque das Acácias, tentou a liberação de um, mas em resposta disseram que precisava ter “conhecimento com o secretário”. A compra foi feita com dinheiro público, mas ninguém sabe se existe algum critério, além do “conhecimento com o secretário”, para conseguir vaga.

Sobre o assunto, inicialmente pedi explicações à Secretaria de Comunicação da PMJP. Ainda sem retorno da Secom 24 horas após a solicitação, nesta terça-feira (5) mantive contato direto com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). À Assessoria de Imprensa do órgão, encarregado de cemitérios e pretensamente das aquisições no Parque das Acácias, fiz as seguintes perguntas: 1) Procede que a PMJP comprou jazigos no Parque das Acácias? 2) Se sim, quantos e qual o valor de cada lote? 3) Por que comprar ‘vagas’ em cemitério privado? Quem é o secretário responsável?

A resposta à primeira pergunta já me deu o próprio Parque das Acácias. Quem de lá me recebeu ao telefone confirmou que a PMJP realmente adquiriu lotes no cemitério-parque do José Américo ou em unidade similar que seria em Mangabeira ou nas proximidades desse bairro. Já sobre quantidade e valor de jazigos adquiridos e como ter acesso a algum… “Ah, isso é lá com eles, na Secaf (ou Cecaf, possível setor da Sedurb)”, respondeu a pessoa que atendeu a minha ligação e me passou número da Secaf ou Cecaf. Chamou, chamou, chamou e ninguém atendeu.

O espaço continua aberto à Prefeitura de João Pessoa e seus dirigentes ou assessores para explicações, confirmações ou desmentidos. Quando e se chegarem tais esclarecimentos, serão prontamente publicados.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.