Jornalismo da CBN João Pessoa recebe mais um prêmio internacional

Adriana Costa recebe por Hebert Araújo, em Nova York, prêmio por série de reportagens sobre violência obstétrica na Paraíba

A jornalista Adriana Costa, da Rádio CBN João Pessoa, encontra-se desde ontem (10) nos Estados Unidos para uma visita de 12 dias de estudos que terminará em Nova York, onde receberá em nome do também jornalista Hebert Araújo o prêmio de concurso do International Center For Journalists (ICFJ) por série de reportagem sobre violência obstétrica na Paraíba.

Adriana (foto) desembarcou neste domingo em Washington, capital dos EUA, onde se encontrou com colegas de outros países vencedores do mesmo concurso, entre os quais os representantes de Gana e Índia que fizeram reportagens semelhantes sobre maus-tratos dispensados a parturientes e recém-nascidos de baixa renda. Jornalistas de China, Rússia e e Benin completam a delegação de campeões nacionais.

As reportagens que conquistaram os primeiros lugares do concurso nesses três últimos países cuidaram de câncer de infância na China, de uma epidemia de hepatite C na Rússia e dos novos centros médicos construídos e instalados para cidadãos pobres no Benin, pequeno país da África Ocidental.

Depois de Washington, o grupo visitará Atlanta, capital do estado da Geórgia, antes de seguir para NY. Em todos os lugares por onde passarem, os jornalistas manterão contatos com profissionais da Medicina e áreas afins e colegas norte-americanos especializados na cobertura dos serviços públicos e privados de saúde.

Série inspirada em matéria publicada no Rubão

A vitória de Hebert Araújo no Global Health Reporting Contest, nome oficial concurso que tem patrocínio da Johnson & Johnson, foi anunciada no dia 16 de agosto último. Ele foi o primeiro colocado entre os concorrentes brasileiros com a série ‘Dar à luz a dor’, da qual Adriana participou como produtora e que foi ar entre os dias 8 e 10 de março deste ano. O material contou ainda com edição de áudio de Jonathan Dias e de Joana Rosa na produção.

A série idealizada, dirigida e narrada por Hebert Araújo inspirou-se em matéria publicada no dia 19 de outubro de 2016 neste blog, sob o título Desumanidade e deboche em parto no HU, que teve intensa repercussão na Paraíba e em outros estados.

Seis dias depois, o Sindicato dos Médicos da Paraíba (SindMed-PB) veio a público para rebater denúncia original, postada em redes sociais por um estudante de Fisioterapia da UFPB que se dizia testemunha da desumanidade e deboche com que uma mulher teria sido tratada durante trabalho de parto no Hospital Universitário de João Pessoa.

CLIQUE AQUI E OUÇA A SÉRIE VENCEDORA

Este é o segundo prêmio internacional de Hebert Araújo. Em 2014, ele ganhou o Roche de Jornalismo em Saúde, que foi disputado por profissionais de toda a América Latina. No México, o repórter ficou em 1º lugar na categoria Rádio com a reportagem especial ‘Volta da Voz’, em que ele contou a história de um locutor esportivo com câncer de laringe que fez a primeira cirurgia da Paraíba para implantação de uma prótese traqueoesofágica.

  • Com informações e texto da Adriana Costa e da TV Cabo Branco
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.