Motivado pelo noticiário sobre o surto de violência no último final de semana, quando pelo menos 12 pessoas foram assassinadas e dois bancos alvos de explosão e arrombamento no interior da Paraíba, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) culpou hoje (15) o Governo do Estado pelo avanço da criminalidade e isentou da Polícia de qualquer responsabilidade pelo quadro atual.
“A culpa não é da polícia, é da falta de policia”, afirmou, cobrando uma ação enérgica do Governo do Estado no combate à violência, lembrando ainda que os paraibanos são vítimas diárias de inúmeros outros crimes contra a vida e o patrimônio, ao ponto de estarem perdendo o direito de ir e vir constitucional e legalmente assegurado a todo cidadão.
Segundo o senador, o governador Ricardo Coutinho não enfrenta o problema “e tenta passar para a sociedade que a culpa é da conjuntura nacional quando, na realidade, os efetivos das polícias militar e civil só diminuíram a partir de 2011”. Em seguida, apresentou números que comprovariam a redução de efetivo policial que explicaria em boa parte o aumento da violência na Paraíba.
“Os dados são extremamente claros: se tínhamos 7.300 policiais militares na ativa em 2003, no final de 2008 a Paraíba chegou a 10.130 homens e mulheres na nossa PM e na Polícia Civil passamos de 1021 para 2136 agentes, um aumento de 109% e que atualmente, 14 anos depois, estamos com menos de 1400 policiais civis”, detalhou Cássio.
“O fato é que os números atuais comprovam que o efetivo está praticamente no mesmo patamar de 2003, apesar de todo o aumento de violência que temos atualmente, quando sabemos que o principal ingrediente para a segurança pública é o fator humano. É preciso contratar policiais”, enfatizou.
O senador esclareceu que os dados relativos à segurança pública estão no Mapa da Violência e comprovam que até 2010 João Pessoa e Campina Grande sequer figuravam na lista das cidades mais violentas do país “e hoje ocupam posições que atestam o fracasso da política de segurança pública adotada pelo governo ou apontam até mesmo para a falta dessa política de segurança”.
- Com informações e texto da Assessoria de Imprensa do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB)
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.
2 Respostas para Cássio isenta Polícia por violência e põe a culpa na falta de polícia
boa tarde SENADOR, o estado do Rio Grande do Norte,atingiu ontem a marca de 1.515 homicidios neste ano, só ontem foram 11.
bom dia SENADOR, o estado de alagoas atingiu ontem a marca de 1000 homicidios neste ano, só ontem foram 9.