Para tirar Lula de 2018, Moro bate o prego e o TRF4 vira a ponta

Lula condenado no caso do tríplex (Foto-legenda: Gazeta do Povo)

A condenação a nove anos e meio de prisão ainda não torna Lula inelegível, mas restam pouquíssimas dúvidas de que sua previsível condenação pelo juiz Sérgio Moro abre o caminho para impedir o ex-presidente de disputar o cargo que ocupou de 2003 a 2010.

Caberá aos desembargadores da 8.ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF4), de Porto Alegre, virarem a ponta do prego batido por Moro. Devem ‘homologar’ a condenação para enquadrar Lula na Lei da Ficha Limpa e com isso inviabilizá-lo como candidato. Mas o Tribunal terá que decidir até agosto do ano que vem, quando será aberta a temporada de registro de candidaturas pela Justiça Eleitoral.

É preciso que a sentença de Moro seja acolhida na segunda instância porque, pela Lei da Ficha Limpa, o candidato só está impedido de concorrer nas eleições se houver uma condenação por um colegiado da Justiça. De acordo com levantamento do jornal Gazeta do Povo, do Paraná, o TRF4 costuma não apenas acatar como, em alguns casos, aumentar as penas decretadas pelo juiz federal de Curitiba.

O jornal paranaense lembra ainda que o TRF4 leva em média 15 meses para analisar as sentenças de Moro. “Nessa projeção, com rapidez e passando na frente de outros seis processos que aguardam sentença – se a média de tempo para condenação na 8ª Turma do TRF4 prevalecer, Lula ficaria inelegível em setembro do ano que vem, depois do registro das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ocorre até o dia 15 de agosto”, informa a Gazeta.

O diário curitibano prevê também que o TRF4 deverá sofrer muita pressão política com a proximidade das eleições, em outubro do ano que vem, para acelerar o julgamento dos recursos da defesa pela absolvição ou dos procuradores da Lava Jato para manter Lula preso.

Moro não determinou prisão

O juiz Sergio Moro não determinou que o ex-presidente vá para a prisão, mas Lula poderá ser preso quando e se a sentença for confirmada pelo TRF4, mantendo a pena determinada na primeira instância acima de oito anos.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

3 Respostas para Para tirar Lula de 2018, Moro bate o prego e o TRF4 vira a ponta

  1. Geraldo Barral escreveu:

    Pois é: lendo a sentença se extrai quem realmente é Lula: um sujeito arrogante, ganacioso e também muito perigoso. É lamentavel que o grande Brasil tenha tido este sujeito como presidente e, pior ainda, ele ter “colocado” aquela mulher também incompetente, para tentar um trampolim em 2018. Ainda bem que a sujeira dele, há anos escondida, agora faz parte de processos. Este homem deveria perder todas as insignias que obteve enquanto ocupava o cargo de presidente, pois é um traidor da patria e merece a perpétua (porque aqui não tem pena de morte, como ocorre com politicos em alguns lugares decentes do mundo que não aceitam estes tipos de crimes).

  2. Glaucio escreveu:

    Pois é, Hermano. Tudo vem na chave “tirar Lula”, o salvador, “de 2018”. Espero que tenham lido as mais de 200 pg da sentença. .

  3. Hermano José toscano moura escreveu:

    Nosso país é mesmo um país de muro baixo ,toda análise que já li de ontem para cá ,sobre a condenação de Lula ,só falam na possibilidade dele não ser candidato,parece-me um Salvador ,um ícone da moral ,da honestidade ,ímpar do ponto de vista administrativo etc Esse cara já foi presidente 8 anos e só fez alguma coisa ,devido seguir uma política liberal e ter tido a sorte de pegar o crescimento exponencial da China,que valorizou as nossas commodities.Não fez nenhuma reforma que a nação precisasse ,,política,econômica.tributaria ,previdenciária etc Corrompeu a mentalidade de grande parte dos mais jovens,onde o Estado pode tudo e o papai governo ,está pronto para atender com casinhas,bolsas ,mochilas e etc Roubou e deixou roubar. Escolheu um canhão para sucessor e quebrou o país , Essa é a pura verdade.