Fim de campanha: Paraíba vacina 85,3%

Vacina precisa ser tomada antes do inverno (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Após mais de um mês de campanha regular (17 de abril a 26 de maio), com prorrogação até a última sexta-feira (9), os municípios paraibanos vacinaram 774.508 pessoas contra a gripe, o equivalente a 85,3% dos paraibanos que faziam parte do público-alvo. Os dados são do Sistema de Informação do Programa de Imunização, do Ministério da Saúde (SI-PNI/MS).

O ideal era que todos fossem vacinados, mas como não há vacina para todos os brasileiros, a Saúde estabeleceu a meta de imunizar pelo menos 90% da população-alvo e, assim, conseguiria diminuir os casos graves de gripes e as mortes. Mas, até agora, não deu!

A última tentativa do Ministério da Saúde para alcançar a meta de vacinação no País foi abrir a campanha para todas as pessoas, já que a maioria dos grupos prioritários não atendeu o chamado e ainda havia um estoque de 10 milhões de doses disponíveis. Entretanto, cada estado ou município tem autonomia para decidir.

Na Paraíba, a Secretaria de Estado da Saúde resistiu a ideia do MS e recomendou que as vacinas só fossem distribuídas ao restante da população quando as metas fossem atingidas nos grupos prioritários. Alguns municípios, como Campina Grande, se encaixam na situação e vão vacinar a população em geral, a partir da próxima semana.

 

Os números da PB
No País, o grupo dos idosos lidera com a maior cobertura vacinal, mas na Paraíba os vacinados nessa faixa-etária só representam 88,18% deste público. Quem ultrapassou a meta prevista foram os indígenas, que vacinou mais do que toda a população-alvo (103,58%), seguidos pelas puérperas (90,91%). Os grupos que menos se vacinaram e ainda não atingiram a meta são trabalhadores de saúde (85,10%), gestantes (83,56%), as crianças (75,84%) e os professores (68,13%) . Além desses grupos também estão sendo imunizadas pessoas com comorbidades, população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional.

Para a 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, o Ministério da Saúde adquiriu 60 milhões de doses da vacina, garantindo estoque suficiente para a vacinação em todo o país. A coordenadora Nacional do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, alerta sobre a importância do público-alvo se imunizar o quanto antes para evitar a gripe e seus possíveis agravamentos.

“É importante que a população da campanha se vacine neste período para ficar protegida quando o inverno chegar. A vacina demora 15 dias para fazer efeito no organismo, por isso o Ministério da Saúde planeja a campanha antes do inverno, período de maior circulação dos vírus da influenza”, destacou Carla Domingues.

  • Andréa Batista, com Ascom/MS
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.