Fim de semana cultural de João Pessoa começa na quinta-feira. Veja as opções

Clarrissa Yemisi faz performance na Academia de Letras (Foto: Divulgação)

Além da programação de cinema que há dois anos se renova toda quinta-feira, a cada semana um dia como hoje (1º) oferece diversas atrações culturais na Paraíba, particularmente em João Pessoa, onde eventos de muita qualidade aguardam nativos e turistas no Espaço Cultural, na Academia Paraibana de Letras e na Estação Ciência.

Inaugurando a maratona, foi aberta no Espaço Cultural de Tambauzinho, às 9h desta quinta, a 35ª Semana José Lins do Rêgo, com apresentação do Quinteto de Cordas da Escola Estadual de Música Anthenor Navarro e uma exposição do artista plástico Elpídio Dantas, recentemente falecido, sobre a obra do romancista paraibano.

Patrono e nome da Fundação mantenedora do Espaço Cultural, Zé Lins também será homenageado pela Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) a partir das 20h30. Apresentação na Sala Maestro José Siqueira, sob regência de Luiz Carlos Durier e solos do paraibano Raiff Dantas Barreto, primeiro cello do Theatro Municipal de São Paulo.

Pôr do Sol 41

O 41º Pôr do Sol Literário da Confraria Sol das Letras reúne escritores e intelectuais no final da tarde (17h30) na Academia Paraibana de Letras (APL), Centro de João Pessoa, para homenagear o historiador Deusdedit Leitão e lançar livros do fotógrafo João Lobo e do escritor Ruy Leitão. Previstas também performance de Clarrissa Yemisi e exposição do artista plástico Hipólito Rodrigues.

“A homenagem a Deusdedit (foto) terá apresentação de seu filho Elizário Leitão. Na sequência, o fotógrafo João Lobo fará a apresentação dos livros ‘Across Lens’ e ‘Tessituras urbanas’, com uma seleção de imagens que integram o projeto Across Lens, seguido do lançamento do livro ‘Sentimentos, emoções e atitudes’, do escritor e historiador Ruy Leitão”, informa o poeta e editor Juca Pontes, divulgador e um dos fundadores da Confraria.

À espreita

Às sete da noite, na Torre da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura & Arte, o Coletivo Entreaberto, de Brasília, instala sua exposição de artes visuais intitulada ‘À espreita’. Promoção do próprio centro cultural da Prefeitura de João Pessoa e da Galeria Valentim.

Segundo texto divulgado no portal da PMJP, trata-se de instalação de cinco sombras em tecido, com dimensões variáveis, criadas pelos artistas do Coletivo: Gustavo Magalhães, Sabrina Lopes, Teca Santa Cruz e Polyanna Morgana.

“São obras inspiradas no pensamento do filósofo francês Gilles Deleuze, sobretudo em uma série de entrevistas feitas por Claire Parnet que gerou o ‘Abecedário de Gilles Deleuze’, onde ele afirma – entre outras coisas – que os homens estão sempre à espreita, assim como os animais”, destacam os divulgadores.

Amanhã e sábado

Tem ‘Café com Lobo’, às 19h desta sexta-feira (2) no Buarque-se Café com Arte (Intermares, Cabedelo). No sábado (3), às 10h, na Livraria do Luiz, João Lobo (foto) faz manhã de autógrafo de ‘Across lens’ e ‘Tessituras urbanas’, com exibição de vídeo com o mesmo título.

No mesmo horário, na mesma livraria, localizada na Galeria Augusto dos Anjos do Centro da Cidade (Praça 1817), o jornalista William Costa também vai autografar seu recém lançado livro ‘Para tocar tuas mãos’.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.