Com direito a show de Santanna e à graça de receber um título de Cidadão Carrapateirense, o governador Ricardo Coutinho inaugurou na tarde de ontem (1º), em Carrapateira, 25 km de asfalto que fizeram da cidade “a última das 54 que se encontravam isoladas, sem pavimentação asfáltica na Paraíba”.
O trecho beneficia as PBs 384 e 366, que ligam São José de Piranhas a Carrapateira, mas, segundo a oposição ao governador, essas rodovias somente ganharam asfalto – a exemplo de todas as demais atendidas pelo programa ‘Caminhos da Paraíba’, do atual governo – graças ao esforço de governos anteriores.
A lembrança dos oposicionistas, particularmente aliados e seguidores de Cássio Cunha Lima, remete ao fato de que foi o hoje senador do PSDB, enquanto governador do Estado (2003-2009), quem conseguiu os recursos para asfaltar as estradas que Ricardo vem asfaltando e inaugurando desde 2011.
Lembram que o programa de asfaltamento empreendido pela atual gestão é consequência direta dos 100 milhões de dólares negociados em julho de 2008 com a CAF (Corporação Andina de Fomento). O empréstimo foi aprovado pelo Senado em março do ano seguinte, alguns dias depois de Cássio ser cassado em definitivo pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Com a posse do então senador José Maranhão (PMDB) no Governo do Estado, em 18 de fevereiro de 2009, foram iniciados os procedimentos para aplicação do dinheiro da CAF (R$ 161,4 milhões, ao preço do dólar em 10 de julho de 2008, data em que Cássio fechou o empréstimo com a entidade andina).
Mas o planejamento de Maranhão esbarrou na maioria cassista que se manteve na Assembleia, onde a distribuição de asfalto no território paraibano ficou condicionada a uma planilha elaborada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A CCJ era presidida pelo deputado Zenóbio Toscano (PSDB), atual prefeito de Guarabira e na época a maior expressão da bancada de Cássio no Legislativo estadual.
Com o ‘redesenho do mapa asfáltico’ feito por Zenóbio e correligionários, as licitações e contratos para realização das obras demoraram mais do que o previsto ou desejado pelo Maranhão III. Que teve menos de um ano para iniciar os primeiros asfaltamentos e pouco mais de um para ser derrotado por Ricardo Coutinho nas urnas de 2010.
Empossado em 1º de janeiro de 2011 no Governo do Estado, Ricardo Coutinho, dizem os adversários, “só teve o trabalho de fazer festa, propaganda e assinar ordens de serviço” para pavimentar estradas carroçáveis e assim se atribuir um crédito que não divide com seu ninguém. Sequer diz de onde veio o dinheiro para tanto asfalto, reforçam os lamurientos vencidos.
Mais do que choro de perdedor, para botar o que pensam ser muita água no chope de Ricardo, seus opositores passeiam nas redes sociais distribuindo link de página da CAF na Internet que mostra o quanto viajaram de lá até a Paraíba os 100 milhões de dólares que construíram a popularidade do atual governador e asfaltaram a sua reeleição em 2014.
É BOM ESCLARECERO Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.
15 Respostas para Oposição mostra de onde veio o dinheiro para Ricardo asfaltar tanta estrada
Esse aí é bom pra perseguir e fazer pirotécnia, pois se for pra uma disputa só, fica a ver navios. Por isso que o chamo de Ricardo coicim, só quer se eleger, em seguida dá um coice em quem lhe apoiou.
Não gosto muito desses debates “flaXflu” , mas sempre me espanta ver a palavra verdade associada a uma mentira. Pra esclarecer, vou dar apenas dois dados: o primeiro, nunca se escondeu o dinheiro da CAF, que foi liberado depois que RC conseguiu desbloquear (entraves fiscais). Segundo, e talvez primeiro pela gritante diferença, o programa CAMINHOS DA PARAIBA investiu até agora mais de 1 BILHÃO E 400 MILHÕES, ou seja, 10 vezes mais que o valor pensado por Cássio e “planejado” por Maranhão. Boa parte da 126 (incluídas as 54 cidades saídas do isolamento) obras rodoviária contaram com RECURSOS PRÓPRIOS. Isso só pra destacar este programa. Se a comparação partir pra QUALQUER OU SEGMENTO ADMINISTRATIVO, aí a coisa fica muito pior pro dois governos (?) anteriores. Os números é os fatos comprovam isso. Bom dia!
A Paraiba agradece a Ricardo por tanto trabalho e tanto desenvolvimento a nossa Pb cansada de tanto engano.
Cássio passou seis anos e não fez as obras, mas eu me lembro de uma obra de Cássio, era os empréstimos dos servidores para receber o décimo terceiro, a polícia fazendo cota para abastecer viaturas, estradas esburacadas, estudantes transportados em pau de arara e alguns morreram em acidentes, muita propaganda e pouca ação.
Esse link não diz nada, a oposição tá se mordendo de inveja com o excelente administrador que é RC. A única grande obra de Cássio foi aquele viaduto de Campina Grande que liga o nada ao lugar nenhum.
Ricardo só engana os bestas!
A verdade sempre aparece, parabenizo a Oposição!
Tinham o dinheiro em caixa quando Maranhão assumiu, mas foi preciso Ricardo assumir pra começarem as obras. Interessante nisso tudo é ver a tentativa dos Cassistas em se vangloriar da chegada das águas do São Francisco usando, segundo eles mesmos, do artifício de somente colher os frutos do trabalho dos outros. Bando de hipócritas.
mas ai temos um administrador responsável e ai a coisa anda, vamos em frente Ricardo Coutinho.
Cássio e este incompetente Maranhão, afundaram a Paraíba.
Deixe de conversar merda, e ser menos babão.
Ricardo foi a salvação dessa paraiba cansada de sofrer nas mãos de politicos corruptos
Isso é a obrigação de todo dirigente administrar e fazer obras públicas, não sei pq tanto espanto se isso é o normal.
As estradas são de cássio, a transposição só saiu porque ele insistiu, a duplicação e agora triplicação da Br 230 é obra “sua”. Só não são executadas as obras que ele promete em campanha, tipo a ponte cabedelo a lucena que prometeu em sua primeira campanha pra governo e que depois disse que era mais viável um túnel submarino. O Sr é um fanfarrãoooo senador
Ainda bem que o governador é Ricardo, se fosse Cássio, nada de estradas!!!!