O professor aposentado da UFPB Antônio Carlos Ferreira de Melo (foto), também zootecnista e técnico em Agropecuária, advertiu ontem (24) que áreas do território paraibano a serem abastecidas por águas da transposição do rio São Francisco correm o risco de acentuar o processo de desertificação se não houver assistência técnica adequada aos proprietários dessas terras.
Ele pediu à Federação da Agricultura e Pecuária (Faepa) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) que assumam a missão de orientar quem mais precisa. Antônio Carlos recorre ao sistema Faepa/Senar porque não acredita em providências do Governo do Estado, que sob a atual gestão, frisa, “desmantelou o setor agropecuário paraibano, começando por seu principal sustentáculo – a assistência técnica”.
O professor revelou que leu recente edição de revista especializada em assuntos agropecuários (Canal Rural) e teve “a grata satisfação de saber que o sistema Faepa/Senar implementou sua assistência técnica e gerencial com sucesso para alguns produtores rurais”. Na visão de Antônio Carlos, significa que as entidades cansaram de esperar por alguma ação positiva do atual Governo do Estado voltada para o setor e cuidaram de adiantar a parte que lhes cabe.
Preocupado com o que pode acontecer com as propriedades que serão beneficiadas com a água da transposição, que têm previsão de chegada para este ano, o professor garante não ter conhecimento de qualquer “iniciativa do governo estadual em relação à seleção das propriedades e principalmente no treinamento ou capacitação de seus proprietários quanto ao uso da água e tipos de culturas que podem implementar, dependendo do potencial de cada propriedade”.
Antônio Carlos conclui suas declarações apelando, “na qualidade de paraibano e técnico ligado ao campo”, que seja incluída com urgência na programação de Faepa e Senar a sua reivindicação. “Se atendida, pode salvar propriedades rurais do desastre de usar a água da transposição sem uma irrigação eficiente, com consequente degradação dos solos já enfraquecidos pela desertificação de boa parte das áreas que serão possivelmente beneficiadas”.
É BOM ESCLARECERO Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.
Uma resposta para Sem assistência adequada, água da transposição pode aumentar desertificação na Paraíba
Excelente matéria, que bom se chegar ao conhecimento daqueles que ja deviam ha muito tempo ter tomado as devidas providencias para não tornar a bendita agua em arma perigosa e destruidora de solos.