Aumento de imposto faz a Paraíba exportar compradores de carro

(Ilustração: charge do blog Infelicidade Tributária)

O Governo do Estado decidiu aumentar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no comércio de carros. A decisão, prevê um gerente de concessionária do ramo, fará a Paraíba voltar ao passado de exportador de clientes para outros estados.

O aumento foi de 0,6% na alíquota de ICMS para todo o segmento, por conta do Fundo de Equilíbrio Fiscal (FEF), criado ano passado pelo governador Ricardo Coutinho. E de 3% para todo e qualquer carro produzido fora do eixo Rio-São Paulo.

“Um carro fabricado em Pernambuco, que custa R$ 100 mil em qualquer outro lugar, aqui na Paraíba passará a ser vendido por R$ 103.600, por exemplo”, estimou a fonte do blog, lamentando a “ganância tributária” da atual gestão, que de tão “cega e burra” não perceberia os prejuízos que está causando à economia estadual.

“Como se não bastasse, ainda estamos com o problema do gravame, que não foi resolvido junto ao Detran e está pendente de decisão judicial porque o atual governo quer porque quer substituir a empresa que prestava o serviço por outra que demonstrou não ter capacidade técnica para tanto”, lembrou.

O gerente disse ainda que o “desespero arrecadatório” do governo é tamanho que até carro de test-drive passou a pagar ICMS na Paraíba. “Se já não estamos podendo praticar preços competitivos, agora vamos ter que diminuir até mesmo os testes que oferecemos ao cliente”, lamentou.

O outro lado

Sobre o assunto, o blog encaminhou na manhã de hoje, por i-meio, o seguinte pedido de informações e esclarecimentos à Corregedoria da Secretaria da Receita Estadual:

Senhor, recebi hoje informação segundo a qual o Governo do Estado aumentou alíquota de ICMS de forma diferenciada para a revenda de carros na Paraíba. Funcionaria assim: para carros produzidos no eixo Rio-São Paulo, aumento de 0,3% na alíquota; para carros produzidos em outros estados, aumento de 3%. Pergunto:

1. Procede?

2. Se procedente, qual a razão do reajuste diferenciado?

3. Que tipo de ato (decreto, portaria etc.) implementou a modificação?

4. Qual a data da publicação e/ou de vigência da mudança?

5. Qual o benefício que a alteração traz à economia paraibana?

Atenciosamente,

Rubens Nóbrega
Blog do Rubão/Jornal da Paraíba
CBN João Pessoa

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

2 Respostas para Aumento de imposto faz a Paraíba exportar compradores de carro

  1. Jean escreveu:

    A resposta deve ser dada pelo consumidor… Cabe a todos divulgar essa informação para que todos comprem carros nos estados vizinhos(mais barato)… Quando os gananciosos verem as receitas tributárias caírem voltam atrás nessa medida. O mais inteligente seria baixar a alíquota para atrair compradores de outros estados.

  2. Aderson Machado de Oliveira escreveu:

    Eu estava pensando em comprar um carro novo para minha filha, mas com essa notícia já vou mudar de ideia. Vou ter que comprá-lo em Pernambuco, ou seja lá onde for, menos aqui no meu estado. Infelizmente!