Promotor cobra da Polícia investigação sobre ‘manzuá dos bandidos’ na Capital

Operação Manzuá, a da Polícia, fez sucesso no começo dos ano 80 (Foto: MPPB)

Operação Manzuá, a da Polícia, fez sucesso no começo dos ano 80 (Foto: MPPB)

O Ministério Público da Paraíba anunciou ontem (31/10) à noite que o Promotor de Justiça Arlan Costa Barbosa, da Promotoria Criminal de João Pessoa, requisitou à Secretaria de Segurança Pública do Estado a instauração de um inquérito policial para investigar a ação de criminosos que montaram uma Operação Manzuá em comunidades da Capital.

Arlan revelou que um oficial de Justiça foi intimar um réu na Comunidade Patrícia Tomaz, conhecida como Iraque, no Valentina Figueiredo, e lá foi revistado por bandidos que ainda exigiram que o servidor lhes mostrasse toda a documentação que portava. “Por sorte, o funcionário público conseguiu fugir do local”, disse o promotor de Justiça.

Outro oficial de Justiça passou por enorme aflição no Alto do Mateus, onde foi abordado por homens que colocaram uma arma em sua cabeça, mas o deixaram vivo para contar a história. “O território onde o oficial foi era domínio do tráfico de drogas”, explicou Arlan.

O Promotor de Justiça declarou ainda que “seria de bom alvitre que a Polícia diligenciasse visando dar mais segurança para as áreas citadas, a Comunidade Patrícia Tomaz e o Bairro do Alto do Mateus, haja vista que os meliantes, ao meu ver, estão controlando as citadas comunidades”, destaca o promotor no ofício.

Só pra lembrar

A Operação Manzuá foi criada no primeiro governo de Tarcísio Burity (1979-82). Consistia em barreiras policiais montadas nas rodovias federais e estaduais mais movimentadas da Paraíba, especialmente na saídas das maiores cidades do Estado. Nos pontos onde a Manzuá atuava, motoristas eram parados, seus documentos e do veículo checados e o carro revistado. Muitos assaltos foram evitados, assaltantes e assassinos em fuga foram detidos naquele período, graças àquela estratégia de fiscalização.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.