Encaminhado ao blog, um áudio que desde ontem (10) circula em vários grupos de redes sociais expõe a voz que seria do jornalista Célio Alves, secretário executivo de Comunicação do Estado, em conversa na qual comunica ter combinado “com ele” para “tirar a filha de Martins da recepção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento)” e “botar no lugar a mulher de Santiago”, que “tá vindo pra gente”.
O diálogo sugere claramente que o assessor do governador usa poder e influência para substituir pessoas contratadas pelo Estado segundo as necessidades de um esquema político em campanha eleitoral. Uma das pessoas que compartilhou o áudio com este blogueiro, Ronaldo Filho, vice-prefeito de Campina Grande, disse que a gravação mostra o uso da ‘máquina’ (do Estado) “de forma vergonhosa e escancarada (assim como fizeram em 2014)”.
As pessoas e a UPA citadas pertenceriam a Guarabira e região, área onde Célio atuou profissionalmente antes de ser incorporado ao governo Ricardo Coutinho desde o início da atual gestão, em 2011. A troca anunciada no diálogo telefônico atingiria prestadores de serviço contratados pela administração estadual em troca de voto e apoio político.
O não pagamento da contrapartida ou descumprimento do acordo firmado quando da nomeação de Martins e sua filha estaria sendo punido com a perda do emprego na UPA e a consequente substituição da moça por um pretenso novo cabo eleitoral. Na mesma ligação, o ‘cristão novo’ no credo alvista ou ricardista é complementarmente identificado como “o Santiago gordo aí, o do pagode”.
Na sequência, Célio Alves informa que vai promover mudanças também “no presídio” (presumivelmente o de Guarabira), onde vai trocar um enfermeiro (que não estaria mais “com ele”) por um possível parente de Denise, sua assessora.
Sem o outro lado
O blog tenta desde 10h falar com Célio Alves. Ligações foram feitas para a Secretaria de Comunicação do Estado, para sua assessoria e para um dos números de contato do próprio secretário-adjunto da Secom. Em uma das últimas, atendida pela assessora Denise às 11h06, após saber do que se tratava, ela indagou: “Mas vocês não vão publicar isso não, né?”.
Em resposta, este blogueiro informou que sim, que o áudio seria publicado, de preferência com a versão ou desmentido de Célio Alves. Denise disse, então, que entraria imediatamente em contato com o seu assessorado e daria retorno “em dez minutos”. Não deu, mas se der, ou o próprio jornalista quiser se manifestar, tudo o que ele disser será publicado.
Eis o áudio
É BOM ESCLARECERO Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.