O Ministério da Integração Nacional anunciou na tarde desta quarta-feira (10) que o Tribunal de Contas da União (TCU) liberou a substituição da Mendes Júnior na obra da transposição do São Francisco. A construtora era responsável por trechos indispensáveis à conclusão do Eixo Norte, que beneficiará diretamente todo o Sertão da Paraíba a partir de Cajazeiras.
“O TCU deu parecer favorável para que o Ministério adote a medida mais adequada para garantir que as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) não sofram descontinuidade”, informa nota nota distribuída pela Assessoria de Imprensa do órgão, acrescentando:
– A informação do TCU veio em resposta à consulta feita pelo Ministério para a substituição da Mendes Júnior Trading S.A, que demonstrou interesse em transferir o contrato à outra empresa diante do comprometimento da sua capacidade técnica, com possível impacto na execução de serviços, gerada por dificuldades de financiamento na obtenção de créditos no mercado.
Contratos
“A Mendes Júnior possui dois contratos firmados com o Ministério para a construção das estruturas de engenharia da primeira etapa (Meta 1N) do Eixo Norte do empreendimento, que compreende a captação de água do rio São Francisco, em Cabrobó (PE), até o início do reservatório Jati, em Jati (CE)”, detalha o texto do Ministério.
O Governo Federal garante que as obras do PISF já atingiram 89,2% de execução em julho deste ano. Quando concluídas, devem garantir o abastecimento regular para mais de 12 milhões de pessoas em Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Lava Jato
A Mendes Júnior retirou-se do Projeto de Transposição e de muitas outras obras que executava para o Governo Federal porque foi envolvida nas investigações da Lava Jato. Desde então, além de não poder mais assinar novos contratos para obras públicas, ficou sem crédito dentro e fora do país.
Para saber mais
Transposição: construtora abandona Eixo Norte
É BOM ESCLARECERO Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.