RÉQUIEM PARA O PONTO DE CEM RÉIS, por Francisco Barreto

O urbanismo público, em João Pessoa, tem refletido a urgência e a incompetência produtivista de um “aleatório fazer público” atrelado aos ímpetos das vontades personalistas que resplandecem nos convescotes oficiais e deságuam nas propagandas institucionais e pessoais.

Decisões e projetos são gestados de forma precária à revelia da qualidade de vida urbana. Henri Lefebvre nos diz que o conceito mais profundo sobre o urbano inspira-se, em sua gênese, na cultura perpetuada pela história (daí a urbanidade) e, ainda, na escala humana dos espaços produzidos. Na urbis, o espaço deixou há muito de ser reservado às elites passando a ser sujeito e objeto do consumo coletivo.

A forma dos espaços produzidos ou reinventados deve se subordinar ao conteúdo. Na Carta de Atenas, em 1933, Le Corbusier nos ensinou que “a vida de uma cidade é um acontecimento contínuo manifestado através de séculos por obras materiais, traçados ou construções, que a dotam de personalidade própria e da qual vai emanando sua alma pouco a pouco”.

O pensamento de Le Corbusier nos leva a refletir sobre os impactos causados pela intervenção “urbanística” no Ponto de Cem Réis: o que restou da sua dimensão histórica, sentimental, estética e da solidariedade humana? O que significa esta celeridade produtivista, demagógica na recuperação de um espaço que teve no passado virtualidades plásticas compatíveis com elos de convivência humana? Qual o consumo coletivo possível neste espaço hoje avesso e árido à convivência popular?

A grande lápide que estenderam sobre o Ponto de Cem Réis garroteou e esterilizou definitivamente um lugar coletivo que, embora agonizante, ainda insistia em abrigar uma buliçosa e alegre alma popular. Sentenciaram de morte o Ponto de Cem Réis!

A morte, ainda segundo Le Corbusier, “não perdoa nenhum vivente, ataca também as obras dos homens”. O Ponto de Cem Réis de hoje é um zumbi que vagueia longe do passado desatrelado do presente.

O lugar das grandes manifestações públicas, dos alaridos das conversas prosaicas e jocosas, dos engraxates espiões da alma popular foi desertificado em definitivo. Logo aquele espaço que tanto contribuiu para formação histórica e urbana de João Pessoa.

Hoje, ali está um urbanismo sem alma, sem afeto, sem história, usaram e abusaram dos ângulos retos (tão execrados por Niemeyer). Impuseram uma aridez excessiva aliada a uma massa de cimento inerte, de estética abominável, que faria um geômetra corar de vergonha.

De que forma uma reconstituição fictícia e enganosa como esta do Ponto de Cem Réis poderá acolher a alma popular? Como um espaço frio e inerte poderá abrigar a convivência humana?

Se copiar o passado é uma mentira, o que dizer de um projeto cingido apenas a traços mal elaborados numa prancheta ou computador, escravizado por ordens superiores inspiradas no determinismo do posso e mando? Dói-nos a insensibilidade dos “urbanistas” oficiais de João Pessoa. Merecem um bom terapeuta freudiano.

O Ponto de Cem Réis de hoje é um simulacro grotesco de um “urbanismo desprovido de vida” que abortou o traço suave, estético, sedutor capaz de produzir espaço destinado a ser fruído pela vida coletiva da cidade.

Lamentável e insensível prancheta! Incapaz e insensível, e talvez não valha a pena avaliar, não houve a sensibilidade de repensar a vida no centro da Cidade.

A obra de cimento teve apenas um predicado: o de massagear o ego de quem a determinou, sacrificando o prazer e os desejos coletivos de fruição espontânea dos espaços urbanos. Prevaleceu apenas uma alegoria mal feita, grosseira, agressiva, consistente apenas com o urbanismo prepotente, quase fascista, ditado pelo paradigma do “meu espaço”, e não o dos outros.

Espaços coletivos sem alma são espaços natimortos brindados apenas com placas egocêntricas de quem se imagina ser o galo de Chantecler: “o sol só nasce porque eu canto”.

Sobre o Ponto de Cem Réis, que agonizava há quase 50 anos, foi estendida uma lápide sepulcral, merecendo apenas um epitáfio final: Aqui Jaz o Ponto de Cem Réis e a Alma Popular – muito contra a sua vontade, sepultados pelo prepotente urbanismo oficial.

• (Imagem que ilustra este artigo foi copiada da Wikimedia Commons)

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