Banco nega cancelamento de contrato com Prefeitura de João Pessoa

(Imagem do Google)

Nem o BID quis cancelar sua participação no Programa João Pessoa Sustentável (PJPS) nem a gestão do ex-prefeito Luciano Cartaxo deu causa ao pretenso cancelamento 

Em artigo aqui publicado no dia 24, afirmei que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) teria sido convencido pelo novo governo do município a desistir de cancelar financiamento de obras de melhoria a infraestrutura na capital. Não procede. É o que se depreende do que trago agora, após realizar prometida apuração mais circunstanciada dos fatos. 

Depois de colher no final de semana enfáticos desmentidos – e dados que os corroboram – de pessoas que trabalharam no programa na administração passada, encaminhei ontem (30) pedido de informações ao BID, que me respondeu ontem mesmo através de Clementine Tribouillard, chefe da equipe do banco no João Pessoa Sustentável.

Ela garante que o contrato com a PMJP, com desembolso previsto de meio bilhão de reais para cada lado, jamais foi cancelado. Disse ainda que nenhuma atividade do programa foi interrompida. Embora, admitiu, todos os projetos financiados pela instituição tenham sido afetados pela pandemia da Covid em todo o mundo.

As informações de Tribouillard batem com outras que me foram passadas por José Rivaldo Lopes, coordenador-geral do PJPS (pelo lado da Prefeitura) no período de janeiro de 2019 a dezembro de 2020.

O QUE PERGUNTEI E O BID RESPONDEU

1. Quando e quanto o BID lá liberou (valor nominal e percentual do total a ser liberado) para esse Programa?

– Todas as informações sobre nosso contrato com valores e prazos são públicas e estão disponíveis no portal da operação: https://www.iadb.org/pt/project/BR-L1421 (recomendo olhar na aba “documentos”, onde você encontrará o próprio contrato que define as datas e os valores)

2. Existe atraso na execução do Programa? Se sim, especificar, por favor, etapa ou ação a que se refere, segundo o tempo de atraso (em anos, meses e/ou dias).

– Como 100% dos programas da nossa carteira, sim, existe atraso, pois ninguém conseguiu não sofrer dos efeitos da pandemia, infelizmente. Porém, nada que questione até agora o cronograma do nosso programa.

3. O BID chegou a cancelar o contrato, mas reconsiderou a pedido da atual gestão do município?

– O contrato nunca foi cancelado. A transição entre a gestão anterior e a gestão atual foi muito fluida. Uma boa parte da equipe foi mantida, e as atividades nunca foram suspensas ou interrompidas.

***

  • Publicarei amanhã as informações sobre o que foi feito pela PMJP sob Cartaxo no Programa João Pessoa Sustentável e o que ficou encaminhado para a atual gestão fazer.
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

2 Respostas para Banco nega cancelamento de contrato com Prefeitura de João Pessoa



  1. Pingback: Cartaxo aplicou menos de 1% da verba do Jampa Sustentável - Blog do Rubão



  2. Pingback: Ex-coordenador mostra o que já foi feito e o que deve ser - Blog do Rubão