Abaixo-assinado pede à Câmara para rejeitar Distritão

Já aprovado por comissão especial da Câmara e a caminho de votação em plenário, o Distritão é objeto da repulsa de cidadãos de bem que veem na mudança do sistema eleitoral uma clara manobra para reeleger parlamentares corruptos que acreditam ter sua impunidade assegurada ou prolongada pelo foro privilegiado.

Contra o Distritão multiplicam-se por todo o país protestos e iniciativas como a de Caio Cunha, que iniciou ontem (20) no Change.org, plataforma de mobilização online, um abaixo-assinado contra o projeto que tramita na Câmara. Leia a seguir os argumentos do autor dessa petição eletrônica e ao final, se concordar com o conteúdo do texto, clique no link para assinar e participar.

Porque ser contra o Distritão

A crise política no Brasil está cada vez mais acentuada. Os casos de corrupção são vergonhosos. Além disso, fica clara a distância entre a vontade da população e as decisões da Câmara Federal. Por esses motivos, os políticos caem em descrédito por parte da sociedade.

É cada vez mais visível a dificuldade que alguns deles terão para se reeleger. E aí, para tentar se sobressair a isso, a jogada de alguns deputados é aprovar uma Reforma Política que só beneficie a si mesmos, mesmo em detrimento da democracia.

É por isso que eles querem, a todo custo, aprovar o Distritão.

O Distritão é um sistema eleitoral danoso, no qual os membros do Legislativo são eleitos por ordem da quantidade de votos. Para você ter uma ideia, apenas três países do mundo o adotam: Afeganistão, Jordânia e Vanuatu.

Com ele, só os políticos mais conhecidos ou que gastarem mais nas campanhas é que serão eleitos. Na prática, é uma forma de assegurar a reeleição para quem já está no poder.

Enfim, quais são as consequências do Distritão?

– Dificuldade de renovação da Câmara Federal;
– Permanência de corruptos nas cadeiras legislativas;
– Maior influência do poder econômico nas campanhas eleitorais, que ficarão mais caras;
– Serão eleitos os nomes mais conhecidos, e não as melhores propostas;
– Enfraquecimento da representatividade de minorias no Congresso Nacional;
– Milhões de votos desperdiçados, por ser um sistema que considera apenas os sufrágios nos candidatos mais votados.

Você quer a renovação da Câmara Federal? Então, ajude a impedir a aprovação do Distritão! Assine já esta petição e convide seus amigos a assinarem também!

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.