Concursados do TJ criticam e ironizam nomeação de filha de desembargador

(Foto: ITJPB)

A nomeação de uma filha de desembargador para os quadros do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB) vem causando polêmica, críticas e ironias entre os demais aprovados do concurso realizado no ano de 2008.

No Diário da Justiça de 27 de janeiro de 2017, o desembargador-presidente Marcos Cavalcanti de Albuquerque nomeou Luara Gabrielle Alves dos Santos para exercer o cargo efetivo de técnico judiciário, com lotação no Banco de Recursos Humanos da comarca de Cabedelo, 1ª Região.

Luara é filha do desembargador Leandro dos Santos e foi nomeada em cumprimento a um mandado de segurança. Ficou na colocação 221ª. Nas redes sociais, os demais aprovados no concurso público criaram a campanha #MeAdotaDesembargador, crítica direta à nomeação de Luara. Isso porque muitos outros candidatos também entraram com mandado de segurança pedindo a nomeação, mas até o momento não foram atendidos.

O concurso realizado no ano de 2008 pelo TJ é marcado por problemas. Segundo uma das candidatas aprovadas, o Tribunal ofertou vagas para técnico judiciário/área administrativa no interior, mas, depois de homologar o resultado, afirmou que tais vagas não existiam. Foi preciso uma mobilização da comissão do concurso para o TJ recuar e apresentar o quadro de vagas. O prazo de validade do concurso expirou em 2014 e os candidatos apelaram para o mandado de segurança, única possibilidade para nomeação.

Kaline Barbosa, por exemplo, foi aprovada em segundo lugar para o cargo de técnico judiciário da 5ª Região, que compreende os municípios de Queimadas, Boqueirão, Monteiro, Cabaceiras. Aprovação que não caiu do céu. Kaline passou meses e meses debruçada sobre livros, trancada em casa aos finais de semana, e tudo isso com um filho pequeno nos braços. Comemorou a aprovação, mas ainda hoje, quase dez anos depois, não foi nomeada.

Junto com outros candidatos em situação parecida, reclamou ao TJ, ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), contratou advogado, ingressou com mandado de segurança. E mesmo assim, nenhuma resposta. Nem esperança. Muitos menos nomeação.

Tribunal não esclarece

Desde que o Blog recebeu a denúncia de concursados, há dois dias, procurou o Tribunal de Justiça para obter esclarecimentos sobre a nomeação da filha do desembargador e a suposta preterição de outros melhor colocados no concurso de 2008. Nesta quarta-feira (1º), porém, a Assessoria de Imprensa informou que em razão da posse da nova Mesa Diretora do Poder Judiciário estadual todos os servidores disponíveis foram mobilizados para o evento e, portanto, não teve tempo para atender à demanda.

Um novo pedido de informações e esclarecimentos foi encaminhado à Assessoria do TJ. Se houver retorno, qualquer manifestação do outro lado será publicada na íntegra neste espaço.

  • Valéria Sinésio
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

12 Respostas para Concursados do TJ criticam e ironizam nomeação de filha de desembargador

  1. Maria Nestorina Dantas Gonçalves de Abrantes escreveu:

    Que vergonha, hem, desembargador Leandro?

  2. Raphael escreveu:

    O processo da filha do Desembargador transitou em julgado porque o Procurador do Estado inexplicavelmente e coincidentemente ERROU o recurso a ser proposto. Já nos processos de TODOS os outros impetrantes e em diversos Mandados de Segurança a Procuradoria do Estado apresentou o recurso correto, por que será?

    Isso é uma vergonha para o nosso Tribunal!

    • Aline escreveu:

      A cautela manda que a gente procure saber as coisas antes de se manifestar. No mesmo diário existe a nomeação de outro servidor e mais de 20 servidores já foram nomeados antes também por MS.

  3. Jamilla escreveu:

    Lamentável

  4. Ricardo escreveu:

    Vergonhoso!

  5. Inácio escreveu:

    Para sanar a duvida de alguns semi analfabetos jurídicos, é só consultar um advogado, a candidata apesar da colocação, ajuizou mandado de segurança, e por isso conseguiu, aos demais, resta só lamentar mesmo, a sua inércia.

    • Rafael escreveu:

      Na verdade, caro colega, creio que o senhor não interpretou bem o texto.
      Diversos candidatos aprovados impetraram, sim, mandado de segurança. Mas o remédio constitucional apenas serviu à nobre filha do desembargador.

      • Aline escreveu:

        Você está enganado. Inclusive no mesmo diário em que foi publicada a nomeação dela outro concursado também foi nomeado.

    • pedro jose gomes de andrade escreveu:

      Inacio, procure lê o que você não sabe. Nem nas vagas ela está, mas como é filha de desembargador conseguiu.

      só pra você entender a situação de quem precisa da justiça, e como não sou filho de desembargador, minha ação julgou em transitado dia 25/09/2015 e 60 dias após o trânsito da ação, o estado entrou com um recurso inominado e um recurso extraordinário, totalmente extemporâneo que não pra ser nem aceito e foram remetidos a presidência do TJ, e o recurso foi dado despacho só no dia 05/12/2016 que foi concedido o despacho negando o recurso.

      Se fosse com a filha dele, será que teria havido isto?
      claro que não!!!

      verifiquem o andamento do processo 0800041-52.2014.8.15.0000

      foi julgado em trânsito desde o dia 28/09/2015 e ainda o pedido de cumprimento de sentença, mas mesmo assim não foi cumprido.

  6. Manuel Barbosa escreveu:

    Vergonha, principalmente, porque, um poder que deveria dar exemplos, age desta maneira!!! É por essas e outras atitudes e procedimentos que a população fica sem acreditar nos poderes constituídos, principalmente o judiciário; é lamentável a falta de sensibilidade dá mesa diretora…….

  7. rubens figueiredo escreveu:

    A justiça no Brasil tem que ser passada à limpo, existe muito corporativismo e cinismo mesmo nas decisões, o judiciário é aquele que acha que está acima da lei, a lei vale para todos, menos para os membros da magistratura do Brasil.

  8. Bezerra da torre escreveu:

    Como diz Boris casoy isto é uma veregonha!!!!!