PB está fora do alerta para febre amarela, apesar do aumento de casos de dengue

Mesmo com o aumento do número de casos de dengue, a Paraíba está fora do alerta para Febre Amarela (Foto: Rizemberg Felipe)

Embora alguns estados brasileiros enfrentem surto de febre amarela, não há, até o momento, nenhuma situação de risco na Paraíba, conforme revelou a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

O governo de Minas Gerais decretou situação de emergência em 125 cidades por surto da doença. Em São Paulo, as autoridades de Saúde também falam em avanço da febre amarela. A vacina contra a doença é ofertada no calendário nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e enviada mensalmente para todo o país. Contudo, os estados da Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo e Rio Janeiro estão fora da área de recomendação para a vacina.

Mas para quem costuma percorrer a Paraíba com frequência, é válido um alerta. Nilton César trabalha como corretor de seguros para profissionais de saúde e a cada três meses viaja visitando municípios paraibanos. Nessas ocasiões, conversa com médicos, enfermeiros, técnicos e dirigentes da área em toda a Paraíba, sobre a situação da dengue, zika e outras doenças. Diante do que ouve, questiona se não seria viável um alerta da Secretaria Estadual de Saúde para um possível surto de febre amarela, uma vez que, em área urbana, o vetor da febre é o Aedes aegypti, o mesmo da dengue, zika e febre chikungunya.

Em boletim divulgado na segunda-feira (10), a SES revelou que em 2016 foram notificados 44.374 casos de dengue na Paraíba. Um aumento de 48,61% em relação ao ano de 2015, quando foram registrados 29.858 casos da doença.

O corretor de seguros Nilton César chama a atenção para a situação de outros estados que já enfrentam a doença, sendo Minas Gerais o estado com situação mais preocupante, segundo o Ministério da Saúde. Ele lembra também do alerta do Ministério da Saúde para o risco da proliferação do mosquito Aedes aegypti durante o Verão.

110 casos suspeitos em Minas
Em Minas Gerais, segundo o Ministério da Saúde, todos os casos suspeitos de febre amarela são considerados de transmissão silvestre. Com o risco de transmissão urbana, a secretaria de saúde de Minas recomendou que a população adotasse medidas de combate ao vetor, eliminado os criadouros, e, também tomar a vacina.

Segundo a SES, a recomendação do Ministério da Saúde continua a mesma: toda pessoa que reside em áreas com recomendação da vacina contra febre amarela e pessoas que vão viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata dentro dessas áreas, deve se imunizar.

Veja  aqui a lista do Ministério da Saúde de todas as cidades endêmicas com recomendação de vacina. 

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

Uma resposta para PB está fora do alerta para febre amarela, apesar do aumento de casos de dengue

  1. Nilton César escreveu:

    Muito boa a matéria. O alerta as doenças transmitidas pelo Aedes sempre é valida. Só quem anda por essa Paraiba sabe o que os menos afortunados sofrem com essa praga.