Governo do Estado atrasa repasse e compromete funcionamento do Samu

Ambulâncias do Samu na Capital (Foto: PMJP)

Atrasos do Governo do Estado no repasse que lhe cabe na manutenção do Samu não tem poupado sequer as administrações municipais comandadas por aliados políticos governador Ricardo Coutinho. A denúncia foi feita neste final de semana por leitor do blog, que tentou – em vão até a publicação desta matéria – esclarecimentos da Secretaria Estadual da Saúde (SES).

“Desfaz-se, então, a acusação de que as denúncias são feitas apenas por interesse político-partidário”, reconhece o denunciante com fina ironia. Ele cita como exemplo a Prefeitura de Pombal, governada pela petista Polyana Dutra, aliada do governador, que há dez meses não recebe um centavo do Governo do Estado. O débito já soma R$ 1,4 milhão.

A denúncia, na íntegra

Prezado Rubens Nóbrega,

Através do presente, venho denunciar à vossa coluna que os atrasos das contrapartidas para custeio do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU – aflige toda Paraíba, indistintamente. Até mesmo municípios geridos por aliados da atual administração estadual estão sendo martirizados pela postura inconsequente e irresponsável do governo Coutinho. Desfaz-se, então, a acusação de que as denúncias são feitas apenas por interesse político-partidário.

Segundo Nota de Esclarecimento divulgado pela Prefeitura Municipal de Pombal no último dia 15, há 10 MESES a Secretaria Estadual de Saúde não repassa as verbas determinadas pela legislação pertinente para custeio do SAMU do município pombalense. Até o presente, os valores inadimplidos pela SES perfazem R$ 1.400.000,00 (hum milhão e quatrocentos mil Reais). Inclusive, prezado colunista, essa deplorável situação está servindo de alegação para que o poder municipal esteja atrasando os salários dos servidores deste tão importante serviço de emergência.

Tal inadimplência nos repasses está acarretando, além dos atrasos dos salários dos servidores, dificuldades de ordem operacional com a manutenção das viaturas bem como na alimentação dos profissionais.

Despiciendo qualquer comentário sobre a importância deste serviço de emergência para toda a população paraibana. Tampouco se faz necessário dizer que pessoas estão em risco em virtude da irresponsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde para com todos aqueles cuja diferença entre a vida e a morte depende da ligeirice dos carrões vermelhos e brancos por essa Paraíba afora.

Saudações,

Carlos Lacerda Cajuru – (nome fictício)

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

Uma resposta para Governo do Estado atrasa repasse e compromete funcionamento do Samu

  1. rfm escreveu:

    Isto, chama-se : IRRESPONSABILIDADE GOVERNAMENTAL. Será que estou errado??