Licitação para retomar Eixo Norte deve atrasar obra em 10 meses

canal-do-eixo-norte

Canal do Eixo Norte que a Mendes Júnior conseguiu concluir (Foto: Ascom/JC)

O deputado estadual Jeová Campos (PSB) previu ontem (9) que a decisão do Ministério da Integração de licitar trechos do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco, abandonados em maio deste ano pela construtora Mendes Júnior, vai atrasar o cronograma de execução do projeto em pelo menos mais dez meses.

Com seu edital que só veio a ser publicado nessa quinta-feira, após mais de sete meses de paralisação das obras, a licitação para encontrar uma empresa em condições de substituir a empreiteira afastada deve levar no mínimo três meses. Depois serão consumidos mais dois para fechar contrato e iniciar os serviços.

Em vez do procedimento tradicional, Jeová sugere ao governo fechar contratos de emergência com a Queiroz Galvão ou Serveng, que já participam do projeto e teriam homens e máquinas suficientes para tocar a obra do Eixo Norte, que trará água do São Francisco para o Alto Sertão da Paraíba a partir de Cajazeiras.

O deputado lembra que o próprio Tribunal de Contas da União (TCU), em decisão anunciada no dia 10 de agosto passado, deu parecer favorável “para que o Ministério adotasse a medida mais adequada para garantir que as obras do Projeto não sofressem descontinuidade”.

Dada a urgência da situação, com a seca e escassez de água agravando-se a cada dia em território paraibano, Jeová Campos acredita que a medida mais adequada seria, então, um contrato emergencial que o TCU aprovaria, principalmente porque permitiria a imediata retomada da Transposição no Eixo Norte.

“Uma nova licitação, cujas propostas só estão previstas para serem abertas na primeira quinzena de janeiro do próximo ano e cuja contratação das obras só deve ocorrer em fevereiro de 2017, a conclusão da obra vai atrasar mais uns 10 meses”, calcula o deputado.

O trecho alvo do edital do Ministério da Integração contempla serviços em 140 quilômetros de extensão. Passam pelos municípios pernambucanos de Cabrobó, Salgueiro e Verdejante e pela cidade cearense de Penaforte.

Os contratos da Mendes Júnior, segundo Jeová, “compreendem lotes responsáveis pela captação de água do rio São Francisco, em Cabrobó (PE), até o início do reservatório Jati, em Jati (CE)” e das três estações de bombeamento que deveriam ser construídas pela Mendes Júnior a empreiteira só fez a primeira, com 40 km de canal.

“A segunda estação de bombeamento já estava em fase de testes quando a MJ abandonou e a terceira sequer começou a fase de montagem. Com a conclusão das estruturas necessárias para a passagem de água, a expectativa do Ministério é beneficiar em agosto de 2017 a população da Região Metropolitana de Fortaleza”, estima o deputado.

Jeová informa que o Rio Grande do Norte será atendido em dezembro de 2017, mais ou menos na mesma época da Paraíba. “Para quem estava esperando e necessitando de água até abril, esperar até dezembro será uma calamidade, caso não haja chuva em abundância no próximo ano, o que pelas previsões não deve ocorrer”, alerta.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

Uma resposta para Licitação para retomar Eixo Norte deve atrasar obra em 10 meses

  1. Christiano Pereira de Almeida Neto escreveu:

    A Transposição das águas do São Francisco, é um dos “troféus” da Operação Lava Jato, segundo o Jornal o Globo. Ou seja, o probo, paralisou – segundo o influente jornal – água para milhões de nordestinos. E Viva Sérgio Moro, e Viva Michel Temer, e viva o golpe contra a democracia e viva os idiotas que – mais uma vez – desculpem o termo, FUDERAM o nordeste!