Obra da calçadinha da orla parou, mas PMJP garante retomar em 2017

calcada-interrompida-3-cabo-branco

Após quase dois anos de serviço, a troca do piso da calçadinha da praia do Cabo Branco parou – e pouca gente notou ou reclamou – pouco antes da eleição de 2 de outubro último. Faltando quase a um quilômetro para o final. Mas essa obra é feito o sonho de John Lennon. Não acabou. E deve ser retomada em março de 2017, estima o blog, com base em informações recebidas ontem (14) da Prefeitura de João Pessoa.

Cássio de Andrade, secretário municipal de Infraestrutura, explica que a obra parou porque a Prefeitura foi obrigada a fazer nova licitação para a área que falta, 825 metros. “Ao longo da obra, constatou-se que havia mais área do que a metragem prevista no projeto da Secretaria de Planejamento. Como já haviam sido assinado vários aditivos com a construtora, era impossível legalmente celebrar mais um. Por isso, a necessidade de nova licitação”, disse.

O encontro do novo com o velho piso, em frente à casa de nº 3804 da Avenida Cabo Branco

O encontro do novo com o velho piso, em frente à casa de nº 3804 da Avenida Cabo Branco

E o edital dessa nova licitação será lançado já nesta quarta-feira (16), informou por sua vez a secretária Daniella Bandeira, do Planejamento. Presume-se que a empresa vencedora da concorrência celebrará contrato para dar continuidade à implantação do revestimento de blocos de concreto intertravados. O material dura mais, resiste mais e tem porosidade que diminui consideravelmente escorregões e quedas. Especialmente de idosos e outros com dificuldades de locomoção.

Voltando a Cássio Andrade, ele detalhou que os 825 metros que faltam devem custar em torno de R$ 900 mil. Nos 4,6 km já concluídos foram investidos R$ 5,3 milhões. Com esse dinheiro, a PMJP reformou e uniformizou as calçadas de Tambaú e Cabo Branco. Dos dois lados: primeiro, nas residências, prédios de apartamento e imóveis comerciais; na sequência, a parte que coube ao calçadão propriamente dito, que acolhe maior número de caminhantes.

Os dados obtidos junto às autoridades estaduais sinalizam que a obra vai terminar na rotatória que dá retorno e acesso à Rua da Barreira. Se fosse até a Praça de Iemanjá, daria mais um 1 km de calçadinha renovada. Pelo visto, esse pedaço vai ficar do jeito que o então prefeito Cícero Lucena deixou, quando se despediu do cargo em 2004. Quanto ao prazo para reinício da obra, baseia-se no fato de que uma licitação não demora menos do que 90 dias, do lançamento do edital à assinatura do contrato com a construtora e da ordem de serviço pelo prefeito.

ciclovia-interrompida-2-no-cabo-branco

Reforma da ciclovia também parou no mesmo trecho da calçada

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

Uma resposta para Obra da calçadinha da orla parou, mas PMJP garante retomar em 2017

  1. José Ivaldo Brito escreveu:

    Já faz mais de um mês que estive em João Pessoa, mas acho que a nova calçada chegou nas proximidade do marco de 2700 m, a partir do busto de Tamandaré. No final da calçada onde tem uma praça com uma estatua, cuja cabeça foi destruída pelos marginais, tem o marco de 4100 m. Portanto, ainda falta 1400 m, a faixa dos 500 a 600 metros finais é estreita. Também falta a parte final de Manaíra, uns 300 a 400 metros. Outra obra importante é uma ligação de Manaíra até a calçadinha do Bessa e desta até Intermares.