Transposição só começa a funcionar em 2018 e deixa Campina sem alternativa

O São Francisco na Bahia (Foto: Zig Koch / Banco de Imagens Ana)

O São Francisco na Bahia (Foto: Zig Koch / Banco de Imagens Ana)

O início das operações do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pis) foi adiado mais uma vez pela Agência Nacional das Águas (Ana). Desta vez, para 26 de março de 2018. Péssima notícia para Campina Grande, que esperava depender em breve totalmente da Transposição para abastecer mais de 700 mil pessoas que habitam a cidade e 18 municípios próximos. Resta torcer e rezar por um dilúvio. Inclusive porque o Governo do Estado não tem Plano B para socorrer essa gente, principalmente depois de ter descartado alternativas como adutoras que levariam água de outras regiões da Paraíba para matar a sede de toda aquela população.

A informação sobre o adiamento oficial da chegada das águas do São Francisco à Paraíba e aos demais estados do Nordeste setentrional (Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará) foi publicada na quarta-feira (21) no Diário Oficial da União na forma da Resolução nº 1.133/2016 da Ana. Essa é a quarta prorrogação de prazo anunciada pela Agência. Prorrogação definida por critérios técnicos que se chocam com as manifestações políticas de autoridades do Governo Federal, especialmente do Ministério da Integração Nacional, que promete transpor água sanfranciscana ainda este ano para dentro da Paraíba, primeiro a partir do Eixo Leste (por Monteiro, no Cariri).

“O primeiro prazo foi fixado em 26 de setembro de 2011 pela Resolução Ana nº 411/2005, que outorgou ao Ministério da Integração Nacional o direito de uso de recursos hídricos para a execução da Transposição. A primeira alteração foi autorizada por meio da Resolução Ana nº 37/2012, que estendeu o prazo para 26 de setembro de 2014. A Resolução Ana nº 1202/2014 voltou a estender o prazo para 26 de setembro de 2016”, diz nota da Assessoria de Comunicação da Ana publicada anteontem no portal do órgão.

João Azevedo: “Chega em abril”

Por sua vez, em seminário promovido pelo Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) no dia 2 deste mês, o secretário estadual de Recursos Hídricos, João Azevedo, garantiu que “as águas do Rio São Francisco devem entrar na Paraíba em abril do próximo ano e será a solução para a crise hídrica que assola o território paraibano, prioritariamente, em relação à cidade de Campina Grande”.

No mesmo evento, o presidente da Cagepa, Marcus Vinicius, revelou que a companhia estudou, mas descartou, alguns projetos de adutoras para socorrer Campina e região. Entre as alternativas estudadas, uma levaria água da barragem de Gramame-Mamuaba, na Grande João Pessoa, para aquela cidade e todo o Compartimento da Borborema.

A decisão baseou-se no tempo previsto para entrada em operações do projeto de Transposição, conforme explicaram as autoridades estaduais. O descarte foi decidido a partir do cálculo que deu como impossível construir ou montar uma adutora antes da água do São Francisco ser transposta até os reservatórios da Grande Campina, que tem como principal fonte de abastecimento o açude de Boqueirão, atualmente com menos de 7% de sua capacidade.

Barragens incorporadas ao Pisf

Ainda segundo a nota da Anam “a nova Resolução incorporou na outorga do Pisf as 28 barragens que foram construídas ou aproveitadas nos canais nos Eixos Norte e Leste. São elas: Tucutu, Terra Nova, Serra do Livramento, Mangueira, Negreiros, Milagres, Jati, Atalho, Porcos, Cana Brava, Cipó, Boi I, Boi II, Morros, Boa Vista, Caiçara, Areias, Braúnas, Mandantes, Salgueiro, Muquém, Cacimba Nova, Bagres, Copiti, Moxotó, Barreiro, Campos e Barro Branco”.

A Resolução Ana nº 1.133/2016 também atualizou a relação dos pontos onde o Ministério da Integração Nacional deverá instalar e manter em funcionamento equipamentos de monitoramento de níveis e vazões e dos pontos de entrega de água do Pisf para os estados receptores, conforme listados na Resolução. No entanto, as retiradas de água ao longo dos canais e reservatórios para qualquer tipo de uso, que não estão listadas na Resolução, também deverão ser monitoradas por meio de procedimentos ou dispositivos que permitam medir os volumes retirados.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

24 Respostas para Transposição só começa a funcionar em 2018 e deixa Campina sem alternativa

  1. Tiago escreveu:

    Deveria haver concurso para prefeito e governador para acabar com essa rivalidade.

  2. MANOEL escreveu:

    ABROLHOS – Não é erro de escrita é como disseram os primeiros Portugueses que aqui aportaram, e diriam novamente hoje ABRAM OS OLHOS, com estas inaugurações as vesperas de eleição e promessas de agua que não existe, nem viram a tempo, vão as ruas, cobrem antes das eleições O QUE SERÁ FEITO, QUAL A ALTERNATIVA PARA O PROBLEMA DE BOQUEIRÃO, todos os dias o POVO da provas de bom senso e conhecimento de causa oferecendo de graça, ALTERNATIVAS RACIONAIS E POSSIVEIS, para amenizar o problema, mas ELES permaneçem INSENSIVEIS E IRREDUTIVEIS, ignorando TUDO E TODOS, insistindo na fabula da TRANSPOSIÇÃO sabendo que não acontecerá a tempo.

  3. gabriel escreveu:

    os campinenses deviam beber a urina dos cunha limas por amor a campina nao e disso que voçes gostam ?

  4. Márcia Figueiredo escreveu:

    Esse governo golpista não tem compromisso com o sofrimento do povo. Só Dilma e Lula poderiam cocluir esta obra, pois forAM eles que iniciaram e investiram recursos do governo federal. Se depender do atual governo, duvido que agilizem a conclusão, pois não querem gastar dinheiro com o povo.

  5. José Bezerra escreveu:

    Este é um problema do governo Federal que enganou o povo lula e Dilma. agora recentemente Dilma falou que há estava concluinda 90% da transpiração.mentira para ganha popularidade com o Nordestino . A maioria acreditou.

  6. Carlos Alberto de Amorim Machado escreveu:

    Temos que esperar e crer em Deus para nos tirar dessa situação. Pois somente Ele é que pode nos ajudar. Não esses da política que só fazem roubar e prometer o que nunca fazem

  7. Falando sério escreveu:

    Novembro e dezembro teremos chuvas acima da média histórica,será um alento

  8. Falando sério escreveu:

    O Governo do PT/PC do B/PMDB…. passou anos enganando todo mundo…todo ano eleitoral,a bandeira de luta para os bestas aqui do nordeste,era a transposição…enganou todo mundo e nunca saiu….mais uma farsa desse governo que acabou com o país.Desviaram não só o rio mas o dinheiro também.

  9. josé viana escreveu:

    O povo é quem padece, com essas jogadas politicas. 2018 hó !!!!! ano politico e ate la quem morre de cede é?????

  10. Rodrigo Bezerra escreveu:

    Existe uma solução bastante simples, um Campinense criou um sistema inovador em economizar água, o Ecoxixi , é um aparelho que evita o uso da descarga para urina, nós urinamos em média cinco vezes ao dia e como de costume damoa descarga. Com o Ecoxixi economizamos 45 L de água por dia e por pessoa. É muita água pessoal.

  11. Walber Hiluey escreveu:

    Desde 2005 que iniciaram o projeto de transposição do Rio São Francisco para matar a cede de milhões de pessoas no Nordeste não entra em execução, Isto só vem a confirmar a incompetência e o descaso dos governos a nível nacional, estadual e municipal, Campina Grande e 18 cidades estão em colapso total de falta d’ água e nada se faz. Não sei o que estão esperando para fazerem alguma coisa. Parece que eles estão apostando no divino.

    Por outro lado construíram 12 estádio de futebol em 2 anos, para a copa do mundo, fizeram as olimpíadas também em prazo record. No meu entender Falta interesse e vontade, cadê nossa bancada de políticos… Em Brasília. Estamos entregues a própria sorte. Uma vergonha.

  12. Francisco de Assis Borges escreveu:

    Isto é uma afronta,ao povo de Campina Grande.

  13. Jamir l. Silva escreveu:

    A crise não é hídrica e sim política, este representantes políticas só querem se promover, são um verdadeiro câncer, estão acabando com a população e nos cantinuare-mos escravos dessa classe maligna e satânica ? Que Deus tenha misericórdia de nós. ,

  14. Francisco de Assis Borges escreveu:

    O governador Ricardo Coutinho não está preocupado,com a situação da crise hídrica em Campina,mesmo assim fechou a CDRM a unica empresa de perfuraçao do estado com sede em Campina

  15. caudy b palmeira escreveu:

    solução simples e barata fazer uma pequena adutora do açude de galante e levar até queimadas na estação de gravata e dai campina poderia respirar por mais 5 meses

  16. EDIVAN LIMA escreveu:

    Infelizmente essa é uma grande verdade, que os nossos políticos tentam nos impedir de saber…
    Só Jesus por nós agora.

  17. Jose Iolanilson Cavalcante Chagas escreveu:

    Olha! Gente. É mais um ano político. Novas promessas e o povo engolindo isso. Até quando vocês vão acreditar nesse oceano de mentiras? Se orientem.

  18. MANOEL escreveu:

    É triste constatar o descaso das autoridades, Gov. Prefeito e politicos que continuam iludindo a população com a promessa da transposição antes do CAOS que se aproxima a passos largos sobre Campina e demais Municipios; também é sintomatico a passividade da população anestesiada com festas públicas tal qual ocorria na Roma Antiga, circo e pão – sem ir as ruas e COBRAR, UMA ALTERNATIVA, UM PLANO B, ANTES de Boqueirão secar.
    0 Nordeste não é só discriminado pelo Poder Central, mas por Nordestinos insensiveis com o destino da população simples.

    • Vitória Lima escreveu:

      E Camará? Já ouvi pronunciamento do governador mencionando Camará como a salvação de Campina e cidades vizinhas.

  19. alexandre escreveu:

    eu quero saber se estes políticos da paraíba e do nordeste vão deixar a gente deixar nossas casas para pedir um copo com água na capital e imaginem o que pode acontecer lá com este tanto de gente chegando de uma vez, seriamos refugiados da seca.se o governo federal diz não ter dinheiro o estado banque cobrando até mais caro para depois ser ressarcido pela uniã ocontanto que não falte o bem precioso o pior é que estamos a beira de um catastrofe e eles não estão nem air. pessoal não vamos votar por paixão mais por razão

  20. Paula Furtado escreveu:

    Essa transposicao jamais ira acontecer porque so teve so tem e so tera bandido a frente dela desvianzdo o dinheiro e as aguas. Campina grande acabou estou tentando irar minha familia desse buraco. Ou a populacao reage na ria ou vai aconter um holocausto.

  21. joaquim Rodrigues escreveu:

    Isso é um verdadeiro descaso com o povo enquanto os políticos deviam estar brigando e lutando pela transposição estão acirrando a luta pelos seus interesses. Pior q tem gente que não acordou ainda.