Grupo usa vídeo do governo para criticar duplicação de avenida sem ciclovia

Este vídeo, feito para o Governo do Estado divulgar a duplicação da Avenida Cruz das Armas em João Pessoa, foi reeditado por um grupo de ciclistas – que publicou a peça na sua página de Facebook – para criticar a realização de mais uma obra viária na Capital sem espaço para ciclovias, muito menos apoio às campanhas pelo uso da bicicleta no lugar do automóvel.

O grupo que idealizou essa forma de protesto e crítica é o Cidade Bike. A postagem obteve 1,6 mil visualizações e mais de 30 compartilhamentos em apenas seis horas no Facebook, onde roda o vídeo publicitário originalmente produzido pelo Governo do Estado e ao qual foram acrescidas as legendas que questionam a falta da ciclovia na avenida recém duplicada.

“Há um vídeo governamental muito bem produzido, como sempre, rolando por aí. Mas, apesar de bonito, o vídeo não conta toda a verdade da obra”, afirma o grupo, destacando o fato de a obra ter custado R$ 6 milhões aos cofres públicos e não contemplar os cidadãos que usam a bicicleta como meio de transporte ou de lazer.

A edição dos ciclistas faz críticas diretas ao descumprimento da Lei Estadual nº 8.723/2009, que determina a construção de ciclovias em todas as obras executadas na Paraíba, assim como a lei federal que determina a prioridade de veículos não motorizados.

A obra da avenida Cruz das Armas foi entregue no final de agosto para beneficiar mais de 750 mil pessoas, segundo o governo estadual. O trecho duplicado vai da avenida Coronel Adolfo Massa até o viaduto de Oitizeiro, totalizando 1,5 km de extensão.

Campanha nas eleições

O Cidade Bike e outros grupos de ciclistas, como o UFPBike, o Bike Anjo João Pessoa e João Pessoa que Queremos, pretendem expandir a campanha para as ruas. Nessa quarta-feira (14), na Praça da Paz, nos Bancários, será lançada a campanha Bicicleta nas Eleições.

Segundo os organizadores, o desafio da campanha é tornar a mobilidade urbana por bicicleta um compromisso efetivo nos planos de gestão dos candidatos ao Executivo e Legislativo municipais.

“Vamos apresentar uma carta-compromisso e coletar assinaturas de candidatos realmente compromissados com a mobilidade ativa. A bicicleta parece estar na moda nessa campanha, mas bicicleta não é moda, é escolha, é direito”, destacou Henrique França, integrante do movimento João Pessoa que Queremos.

(Valéria Sinésio)

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

Uma resposta para Grupo usa vídeo do governo para criticar duplicação de avenida sem ciclovia

  1. Rejane Nóbrega escreveu:

    Uma pauta muito justa! Questão de urbanidade!