Jornalista assume que é bipolar e faz campanha por livro contra preconceito

livro renata 2

“Um projeto pessoal que pretende ser um passo contra o preconceito a deprimidos ou bipolares”. Assim a jornalista Renata Maia define e resume o livro ‘Minhas asas entre letras’, que pretende lançar em outubro deste ano, após conseguir arrecadar os recursos necessários para tanto através da primeira campanha de financiamento coletivo via Internet (crowdfunding) de que se tem notícia na Paraíba.

A iniciativa da jornalista, que se assume bipolar publicamente (inclusive na identificação da autora na própria capa do livro), foi acolhida na Catarse, “a primeira e maior plataforma de crowdfunding, ou financiamento coletivo, do Brasil”. Segundo informação da Catarse na apresentação do projeto de Renata, até 11h17 da manhã desta terça-feira (2) ela conseguira alcançar 31% da sua meta, ou seja, R$ 1.450 dos R$ 4.600 que precisa levantar para cobrir os custos de edição, impressão e distribuição da obra.

renata maia 2Paulista de nascença, desde adolescente Renata Maia (foto) mora em João Pessoa, onde se formou em Jornalismo pela UFPB. Foi repórter da TV Correio e locutora-operadora da Nova Tambaú FM, além de Assessora de Imprensa da Companhia Docas (Cabedelo). Trabalhou também como gerente adjunta da Avon Cosméticos e Supervisora de Vendas da Ambev.

‘A cara à tapa’

No sítio da Catarse, Renata Maia conta com a mais transparente sinceridade porque resolveu lançar um livro para ajudar pessoas discriminadas por serem portadoras de um transtorno mental pouco compreendido pela maioria das pessoas. Vejam só o que ela diz:

– Tudo começou depois do suicídio de minha mãe, durante uma depressão, aos 42 anos (eu estava com 16). Decidi que ajudaria as pessoas que passassem pelo mesmo problema que ela (na época chamado PMD Psicose Maníaca Depressiva). Anos depois eu não sabia como fazer isso sem ter escolhido a área de saúde, mas quando fui diagnosticada com o hoje chamado Transtorno Afetivo Bipolar, após duas tentativas de suicídio, descobri que poderia ajudar a mim e aos outros, como jornalista, falando sobre o assunto e tentando diminuir o preconceito. Então decidi sair do casulo, assumir o transtorno mental e dar mesmo a cara à tapa, numa sociedade preconceituosa e carente de informação, através de textos poéticos.

Como apoiar

livro renata maia

É simples e rápido apoiar o projeto do livro ‘Minhas asas entre letras – de uma jornalista bipolar‘, de Renata Maia. Basta acessar o endereço da Catarse clicando no trecho que aparece em azul e depois no botão verde no canto direito superior da página. Vai abrir uma segunda página onde estão expostas todas as opções de ajuda, alternativas que se encaixam no poder aquisitivo ou na disponibilidade financeira de cada apoiador(a).

Renata adianta que “o lançamento da obra está previsto para 10 de outubro de 2016, Dia Mundial da Saúde Mental. O evento será realizado no EPSI (Espaço Psicanalítico, no Miramar), em João Pessoa”.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

6 Respostas para Jornalista assume que é bipolar e faz campanha por livro contra preconceito

  1. Ronise escreveu:

    Sou eu e você, nós pagamos o INSS dela e quer dinheiro para publicar baboseiras.

  2. Vânia Ranieri escreveu:

    Linda iniciativa, quebrar preconceitos é difícil. Obrigada por estar tentando que o seu livro, seja um sucesso e salve muitas vidas.

  3. Graça Patrício escreveu:

    Parabéns Renata! Linda forma de ajudar a si mesma, a outras pessoas com o transtorno e nos ajudar a compreender e lhe dar com o assunto!! Muito orgulhosa minha amiga linda!!!

  4. Rejane Nóbrega escreveu:

    Muito incrível a iniciativa. Resistência ao sofrimento!
    Parabéns pra Renata!

  5. Renata Maia escreveu:

    Fico extremamente grata pela disponibilidade e sensibilidade do nobre colega! Forte abraço!