Advogada reafirma em cartório que Universal pagou para difamar Dom Aldo

Laura Berquó, advogada e professora universitária

Laura Berquó, advogada e professora universitária

“Gostaria de avisar que estou indo daqui a pouco reduzir tudo a termo em depoimento que será prestado em Cartório e com firma reconhecida e reafirmar tudo que já disse e venho dizendo sobre a Universal”, comunicou no começo da tarde de hoje (30) a advogada Laura Berquó, também Professora de Direito em João Pessoa. Reafirmar tudo o que disse sobre a Universal significa manter a acusação, feita em maio passado, de que a igreja de Edir Macedo patrocinou uma campanha de difamação na mídia contra Dom Aldo Pagotto, arcebispo metropolitano da Igreja Católica na Paraíba.

O ‘espancamento midiático’ seria uma represália às manifestações públicas do prelado católico contra a “mercantilização da fé” realizada pela “empresa religiosa”. Os ataques teriam se acentuado após as críticas de Dom Aldo à construção do templo da Universal na Epitácio Pessoa, na Capital, em 2007. A acusação à igreja neopentecostal foi publicada no dia 17 daquele mês no blog Epa Hey (epahey2015.blogspot.com.br), que Laura criou para defender “os direitos das mulheres e das minorias”. As declarações da advogada foram repicadas no dia seguinte pelo Jornal da Paraíba.

A advogada também comparou o ‘calvário’ de Dom Aldo ao sofrimento por que passou a mãe de santo Gilda de Ogum, de Salvador (BA), falecida em janeiro de 2000 em decorrência de um infarto. “O porquê do infarto? Porque a Igreja Universal, por meio de um jornal, a Folha Universal, usou a imagem de Mãe Gilda chamando-a de charlatã e outros xingamentos preconceituosos”, escreveu Laura em seu blog. “Mas o que Mãe Gilda (Gildásia dos Santos) tem em comum com o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Di Cillo Pagotto?”, perguntou a advogada, para ela mesma dar a resposta: “Dom Aldo tem sido vítima de uma campanha difamatória sem precedentes e que tem ganhado fôlego pelo fato do arcebispo desagradar vários segmentos da sociedade”.

Procurada pelo JP online, a Universal anunciou através do seu Departamento de Comunicação Social que processaria judicialmente Laura Berquó. Na mesma resposta, disse que no caso de Mãe Gilda a Igreja foi denunciada por herdeiros da mãe de santo, mas totalmente inocentada – e em caráter definitivo – pelo Tribunal de Justiça da Bahia e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.

“O fato do TJBA não ter reconhecido a Universal como a responsável pelo desgosto sofrido por Mãe Gilma não quer dizer nada, porque nesse país temos visto vários episódios de racismo institucional e discriminação com o povo de santo. Apesar da Bahia possuir uma população negra numerosa e muitos adeptos do Candomblé, o preconceito ainda existe e muito”, retruca a advogada no comunicado distribuído nesta quinta-feira, que ela conclui deixando os “senhores da Universal” à vontade para processá-la. “Porque eu mantenho tudo o que disse que vocês são os responsáveis pela difamação do Arcebispo Dom Aldo Pagotto e manterei meu testemunho”, repete.

Pedofilia e intolerância

Na postagem que fez em defesa do arcebispo há quase um mês e meio, Laura Berquó lembrou que Dom Aldo foi acusado “de explorar sexualmente adolescentes” ou de ‘dar cobertura’ a abusos sexuais praticados contra menores de idade, a exemplo do que ocorreu quando o arcebispo era bispo do Sobral (CE), onde teria protegido um padre que foi parar na cadeia por supostamente ter seduzido ou estuprado uma menina de 13 anos.

O arcebispo já deu várias mostras de não tolerar em terras paraibanas a prática da pedofilia por parte de religiosos, mas até a própria esquerda que defenderia qualquer criminoso horripilante (…) não absolve o nosso arcebispo. O problema é de ideologia mesmo e por isso Dom Aldo segue espancado pela mídia que de forma irresponsável agride a saúde de um homem já idoso”, avaliou então a advogada.

Ela se referiu ainda a uma representação contra Dom Aldo junto à Procuradoria da República na Paraíba, na qual o arcebispo foi denunciado por “intolerância religiosa”. O processo foi arquivado pelo procurador Duciran Farena, para quem a crítica à construção do templo da IURD na Epitácio Pessoa não excedeu os limites “do sagrado direito à liberdade de expressão”.

No final do seu artigo, Laura Berquó revelou que a Universal estaria colaborando com a ‘via crucis’ de Dom Aldo porque também funcionaria como pagadora das multas aplicadas pela Justiça contra blogs patrocinados para “difamar” o arcebispo. Os blogueiros processados teriam se reunido em julho do ano passado com um deputado estadual e um bispo da Universal em um café de um shopping da cidade para acertar as bases de tal ‘patrocínio’.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

13 Respostas para Advogada reafirma em cartório que Universal pagou para difamar Dom Aldo

  1. Marcela escreveu:

    A SEITA DO EDIR MACEDO? NADA A ADMIRAR-ME.
    CURIOSO UMA SEITA NEO PENTECOSTAL, MOVIMENTO CRIADO PELO PEDÓFILO, GAY (FOI CONDENADO PELO ESTUPRO DE UM MENINOS DE 8 ANOS), RACISTA (MEMBRO FUNDADOR DO KLA KLU KLAN OU WASP – WHITE, ANGLO, SAXON AND PROTESTANT) E CONHECIDAMENTE ESTELIONATÁRIO DO CHARLES FOX PARHAM, NO SÉCULO XIX, NOS ESTADOS UNIDOS. O MESMO QUE CRIOU O MOVIMENTO PENTECOSTAL. SE ELE TIVESSE VIVIDO MAIS TERIA INVENTADO MAIS PORCARIA DA BABEL BABILÔNICA DO PROTESTANTISMO INICIADO POR LUTERO, O ASSASSINO, BLASFEMADOR, BÊBADO, ADULTERO, ANTISSEMITA E SUICIDA, COM A AJUDA DE SATANÁS COMO ELE MESMA SE GABAVA DE TER PASSADO MAIS NOITES EM SUA CAMA COM O DIABO QUE SUA PRÓPRIA MULHER.
    QUANDO NÃO SE TEM A RAZÃO SE LANÇA A MAL DE TODOS OS ATOS INFERIORES, COMO A MENTIRA, A CALÚNIA, A DISSIMULAÇÃO, INVENÇÕES DE SATANÁS.

  2. Mariana escreveu:

    Todos tem q pagar pelos seus erros se dom Aldo errou a justiça seja feita porq nada fica impune aos olhos de Deus. ..contra fatos não há argumentos. .. gente e não foi a universal foi todos os jornais e emissoras d Tv ..inclusive a imprensa fora do estado q destacou o caso dom aldo …aff…

  3. E.J.Freitas escreveu:

    Esta empresa “Universal” passa dos limites para angariar fiéis e assim proteger seus lucros. Vai totalmente contra o Evangelho de Jesus. Que Deus abençoe Dom Aldo e seu apostolado, assim como a coragem e a fidelidade à verdade de Laura Berquó. Só para lembrar: “Os caluniadores não herdarão o Reino dos Céus.”

  4. Jairo Furtado Wanderley escreveu:

    Acredito na Justiça de Deus, e essa Justiça vai resolver esse grave problema do nosso Bispo, Dom Aldo Pagotto.

  5. Baianinha escreveu:

    E o casa de Lucas Terra?
    Que abalou o povo baiano.

  6. Larry Lima escreveu:

    Dom Aldo é um homem íntegro e sua vida ao serviço de Deus na evangelização. Esteve aqui em Fortaleza pelos anos 80 com sacerdote e levava uma vida simples, dedicada a Igreja e seus fiéis. Quantas vezes, ainda adolescente me confessei com ele, sempre conselheiro e atencioso. Nunca esqueci de quando padre Aldo, sem ao menos me conhecer foi comigo e minha esposa, dentro de um fusca bem velho, atender a uma extrema unção da avó dela. Ele sempre comunicativo e atencioso. Deus, na sua imensa bondade e misericórdia há de amparar seu filho e servo do Senhor, Dom Aldo, e dar a ele a certeza do seu amor. Oremos por ele e por toda a nossa Igreja Católica. Amém.

  7. Sérgio Neres escreveu:

    Ser Igreja neste mundo individualista, egoísta, capitalista, neoliberal, fascista, fanático, etc. é terrível. Revemos pelo prelado, passamos perdão a Deus e ao arcebispo emérito que com certeza foi orientado pela Igreja de Roma a renunciar. Isto é uma forma da igreja cuidar, proteger da idoneidade física, psicológica, emocional, etc. do prelado. Força e garra guerreiro de Cristo!

  8. Sonia alves escreveu:

    É vergonhoso ver um líder religioso, que , ao inves de dar bons exemplos a seus fiéis, fica c aluniando pessoas de bem , pelo simples fato de elas não concordarem com os desmandos desse inconsequente.

  9. Isso é um absurdo. Mas as pessoas que não tem medo de falar a verdade são perseguidos. Dom Aldo é um homem de Deus que anuncia a Boa Nova como tbm a injustiça. Se Jesus Cristo foi sinal de contradição por pregar o Amor, a verdade. Vc acha que aqueles que são fiéis ao seguimento de Cristo tbm não são perseguidos!? Mas Deus é maior do que qualquer calúnia difamação. A verdade imperarar sobre toda essa inverdade. Por que quem como Deus ninguém. E que Deus tenha misericórdia desses nossos irmãos e que o bom Deus os perdoe porque eles não sabem o que fazem e nem tão pouco o que falam.

  10. SIMEON IBARRA TORRES escreveu:

    SINTO PROFUNDAMENTA TODAS ESSAS CALUNIAS CONTRA DOM ALDO, UM HOME DE ORAÇÃO, QUE NÃO TEME DENUNCIAR AS TANTAS INJUSTIÇAS QUE TEM ENCONTRADO NAS DIOCESES DE SOBRAL E PARAIBA, MAS DEUS TAMBEM FOI CRUCIFICADO, CALUNIADO E NO TERÇEIRO DIA RESSUSCITOU VITORIOSO, DOM ALDO O POVO CATÓLICO ESTA ORANDO PELO SENHOR E SABEMOS QUE DEUS O ASSISTIRÁ NESSE CALVÁRIO QUE O SENHOR VIVE, OREMOS.

  11. Joao Eudes de Souza escreveu:

    Êta mulher forte Rubão! Se essa mulher for candidata a deputada estadual com certeza terá meu voto.

  12. PE. SEBASTIAN REIS FILHO escreveu:

    Um absurdo! Fim dos tempos mesmo…o ser humano, se esqueceu que é ser humano! Jogam com a vida do próximo, como se ela fosse uma batata que se compra na feira…sem nenhum peso, sem muita importância, pois são apenas “batatas”! É o descaso, mesmo! Parabéns Laura pela bela defesa em favor dos injustiçados! Deus te recompense por isso! Nåo desanime nunca.