Mec abre prazo para renovar contratos do Fies 2016

(Prazo vale para contratos de 2016 – João Bittar/Mec)

O Ministério da Educação abriu nesta segunda-feira (9) o Sistema Informatizado do Fies (SisFies) para que os alunos de instituições de ensino superior beneficiados pelo programa de financiamento estudantil possam solicitar a renovação dos contratos.

O prazo é válido apenas para contratos formalizados até 31 de dezembro de 2016. As novas inscrições estão previstas para fevereiro, no curso do processo de seleção conduzido pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação.

“A medida pretende evitar os velhos transtornos que os alunos enfrentam todos os semestres para concluir seu processo de aditamento. Dessa vez, já no início de janeiro, as instituições de ensino superior poderão iniciar os processos de renovação que, posteriormente, deverão ser validados pelos estudantes”, disse o ministro da Educação Mendonça Filho.

De acordo com informações divulgadas pelo Mec, com a mudança nos prazos para a renovação dos financiamentos, 98% dos estudantes beneficiados com contratos na fase de utilização, conseguiram fazer os aditamentos, resultado de um investimento do governo federal da ordem de R$ 8,6 bilhões. Além disso, os pagamentos aos agentes financeiros e às instituições de ensino superior foram concluídos no último dia 27, segundo o governo.

“Uma das vantagens da antecipação do cronograma é a maior agilidade para os estudantes validarem as informações fornecidas pelas instituições e assim evitarem o transtorno registrado nos últimos aditamentos, pois o procedimento pode ser realizado no momento em que estiver renovando a matrícula na instituição de ensino”, afirma o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro.

Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas faculdades e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no SisFies.

 

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.