Governo Federal garante novo ramal do São Francisco na Paraíba

Temer com parte da bancada federal da Paraíba (Foto: Portal Planalto)

Temer com parte da bancada federal da Paraíba (Foto: Portal Planalto)

O Governo Federal deve iniciar em fevereiro de 2017 as obras um novo ramal do Projeto de Transposição do Rio São Francisco para abastecer o Vale do Piancó e municípios polarizados por Patos, beneficiando toda a região central da Paraíba, que também enfrenta graves problemas em decorrência da seca prolongada.

A informação é do senador Raimundo Lira (PMDB), que esteve ontem com o presidente Michel Temer no Palácio do Planalto, em audiência da qual participou o ministro Helder Barbalho, da Integração Nacional. “As obras somente seriam iniciadas em outubro, mas o ministro garantiu antecipá-las em pelo menos 180 dias”, disse.

Entrevistado hoje à tarde à Rádio Tabajara, Lira resumiu aos ouvintes da emissora os resultados da audiência que ele e outros membros da bancada paraibana no Congresso Nacional mantiveram na tarde dessa quinta-feira (9) com Temer e Barbalho.

Além de Lira, foram ao encontro no Planalto os senadores Deca (PSDB) e José Maranhão (PMDB) e os deputados federais Wilson Filho (PTB), Efraim Filho (DEM), Aguinaldo Ribeiro (PP), Rômulo Gouveia (PSD) e Pedro Cunha Lima (PSDB). Ao final da reunião, durante a qual os parlamentares entregaram uma carta intitulada ‘A Paraíba pede socorro’, Temer anunciou a liberação de R$ 7 milhões para obras emergenciais em Campina Grande.

Lira adiantou que o novo ramal da Transposição na Paraíba vai recuperar o volume de água da sistema Coremas-Mãe d’Água, perenizando o rio Piancó e mantendo regular o fornecimento de água de Patos e região através da Adutora do Sabugi.

Se a extensão no Vale do Piancó for concretizada, a Paraíba contará com três entradas de águas franciscanas em vez das duas previstas inicialmente – Eixo Norte, que se conecta com a barragem de Engenheiro Ávidos (Cajazeiras), e o Eixo Leste, que trará água para Monteiro e de lá seguirá, via Rio Paraíba, até Campina Grande.

O senador Raimundo Lira prevê que o Ramal Piancó beneficiará 30 cidades e mais de 280 mil habitantes tanto no Vale do Piancó como no Vale das Espinharas, que emergencialmente contarão ainda com a instalação de adutoras de engate rápido.

O ministro da Integração Nacional ressaltou, durante o encontro, que ao todo o Governo Federal, sob a atual gestão, já investiu mais de R$ 1 milhão na execução de obras para atenuar a crise hídrica no interior da Paraíba.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

2 Respostas para Governo Federal garante novo ramal do São Francisco na Paraíba

  1. Olmir Antonio de Oliveira escreveu:

    O fato é que a região tem problemas enormes devido e ou por causa da seca, os investimentos feitos para se reverter e ou resolver os problemas são vultuosos, muitas dezenas de bilhões, já é de mais de uma décadas de destinação de recursos. O projeto e ideias podem ser dos mais nobres e edificantes, mas em se tratando desse tipo de obra, se crê que esta faltando complementos, coisa semelhante ao que se tem como regra para as margens de rios e lagos, espaço para arborização, até mesmo para as de corte e ou de reflorestamento, e ou coisas de criação de micro clima e ou mesmo até de renascimento de novas fontes, coisa em algum tempo poderia fazer grandes melhorias ambientais, e mesmo até dar certo nível de tais canais um dia possam se tornar espécie de rios, perenes e deixando de dependerem exclusivamente do rio são Francisco e ou de bombeamentos. São coisas que podem ser melhor discutidas e acordadas e resolvidas de maneira melhor, e ou mais autosustentáveis