Focco vai lançar aplicativo de celular que denuncia corrupção

(Imagem: Canal Tech)

(Imagem: Canal Tech)

O cidadão paraibano vai dispor em breve de um aplicativo para celular através do qual poderá denunciar atos de corrupção praticados por qualquer gestor público. A ferramenta encontra-se em desenvolvimento no Ministério Púbico do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) e será lançada pelo Fórum de Combate à Corrupção da Paraíba (Focco-PB), atualmente coordenado pelo procurador do Trabalho Cláudio Gadelha.

O aplicativo, a exemplo de outros já desenvolvidos no Brasil e no exterior, deverá ser facilmente utilizável por quem dispuser de um celular tipo smartphone, aparelho dotado de tecnologias através das quais é possível fotografar, gravar áudios e escrever mensagens que o usuário encaminha com segurança às autoridades responsáveis por fiscalizar e controlar a legalidade na administração pública.

Além do aplicativo anticorrupção, o Focco compartilhará cursos gratuitos para a população monitorar o gasto do dinheiro público. “Mais vigilante em período eleitoral na atuação de gestores públicos, o Fórum está traçando, desde o início deste ano, novas estratégias para um melhor acompanhamento dos recursos públicos destinados à Paraíba”, informa nota distribuída pela Assessoria de Imprensa do MPT-PB nesta segunda-feira (20).

Entre as novas estratégias, “um mapa com o ranking dos municípios que mais contratam servidores sem concurso público”. O coordenador Cláudio Gadelha prova a importância desse mapa com um dado inquietante, para dizer o mínimo: estima-se em mais de 130 mil o número de pessoas contratadas sem concurso por prefeituras em todo o Brasil. A maioria ou boa parte delas frequenta a folha salarial dos municípios graças ao compadrio e ao toma-lá-dá-cá que marcam as relações entre prefeitos, vereadores e seus aliados.

Aplicativo paraibano

Um grupo de professores e alunos universitários de Campina Grande (UFCG) venceu no final de abril deste ano um concurso nacional de aplicativos anticorrupção realizado pelo Ministério da Justiça. Os paraibanos desenvolveram uma solução tecnológica que permite ao usuário de celular ‘inteligente’ acompanhar e comparar gastos em e entre todas as esferas de poder.

Chamado de ‘As Diferentonas’, o aplicativo paraibano ganhou um prêmio de R$ 30 mil para que o grupo inventor possa finalizar e aperfeiçoar um instrumento de combate à corrupção através da participação popular, que passa a dispor de um meio fácil e rápido que ajuda a aumentar a transparência de gestão e a boa aplicação dos recursos públicos.

Aplicativo chinês

Há mais de um ano os chineses dispõem de um aplicativo através do qual denunciam e provam crimes de corrupção cometidos por dirigentes e funcionários públicos. Após o lançamento do dispositivo, triplicaram as denúncias – de 300 para mais de 900 por dia – contra malfeitores investidos em cargos administrativos.

“Usuários podem escolher entre 11 categorias de transgressões cometidas por funcionários, como bancar jantares em restaurantes caros ou casamentos ou funerais de luxo usando recursos públicos”, ressalta matéria sobre a invenção chinesa publicada no G1 em 25 de junho de 2015.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.