9,8 mil paraibanos buscam certificação do Encceja

Exame dá oportunidades a jovens e adultos (Foto: Divulgação)

São pessoas com mais de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade apropriada

Na Paraíba, 9.801 se inscreveram no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos residentes no Brasil (Encceja Nacional). Em todo o País, 1,5 milhão de jovens e adultos estão correndo atrás do prejuízo causado pela não conclusão da educação básica na escola regular. As provas serão realizadas no dia 22 de outubro em 564 municípios brasileiros.

São 8.388 inscrições de paraibanos para o ensino médio e 1.413 para o fundamental. O número total de inscritos na Paraíba é o quarto menor entre os Estados brasileiros, mas ultrapassa o do vizinho Estado de Pernambuco, que tem mais que o dobro de habitantes.

Em 2017, a certificação do ensino médio deixa de ser realizada pelo Enem e retorna para o Encceja, como ocorria até 2009. Além disso, o Encceja volta a ser aplicado para a certificação do Ensino Fundamental. No Brasil, foram 1.573.862 inscritos para esta edição. Desses, 301.583 farão provas para o ensino fundamental, e 1.272.279 para o ensino médio.

“O número de inscritos superou as expectativas do Governo federal. O Encceja atende um processo de inclusão e de valorização dos jovens que querem ampliar sua escolaridade. Significa, em termos práticos, a possibilidade de buscar um curso profissional, um melhor emprego, uma melhor oportunidade de trabalho”, comemorou o ministro da Educação, Mendonça Filho, em entrevista coletiva no início desta semana.

Mendonça Filho também reafirmou o caráter social do exame, que pode significar a possibilidade de um curso profissional ou uma melhor oportunidade de trabalho.

O Encceja é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao MEC, mas compete às secretarias estaduais de Educação e aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia definirem os procedimentos complementares para certificar os participantes ou emitir a declaração parcial de proficiência, com base nos resultados do exame.

 

 

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.