Paraíba tem mais de 170 membros do PCC atuando nos presídios

Presos cavando em Alcaçuz (RN) em busca de corpos (Foto: Andressa Anholete/AFP)

A Paraíba tem pelo menos 174 membros do PCC (Primeiro Comando da Capital), a facção criminosa que domina a maioria dos presídios do Brasil, expandiu-se de São Paulo para o resto do país e hoje tem forte presença no Nordeste.

A informação foi divulgada na manhã desta quinta-feira (19) pelo Uol, portal do Grupo Folha de São Paulo, em matéria assinada pelo jornalista Vinicius Konchinski, da sucursal do Rio de Janeiro, sob o título ‘PCC cresce fora de SP e já tem um terço de seus membros no Norte-Nordeste‘. A expansão do PCC foi levantada pelo Ministério Público de São Paulo e de outros estados.

“O Norte e o Nordeste do país são as mais novas fronteiras da expansão do PCC (Primeiro Comando da Capital) no Brasil. As duas regiões, onde três grandes rebeliões já causaram a morte mais de cem presos nos primeiros dias deste ano, têm hoje cerca de 6 mil criminosos ligados à facção de origem paulista. Isso corresponde a cerca de 33% de todos os filiados à organização”, revela Konchinski.

A reportagem traz um mapa do Brasil (veja abaixo) atualizado com o número de integrantes do PCC em cada Estado. Nesse quesito, a Paraíba perde para o Rio Grande do Norte, que tem 446 soldados do bando paulista, mas ‘ganha’ de Pernambuco, que teria ‘apenas’ 154 criminosos ligados ao Primeiro Comando.

O texto publicado pelo Uol informa que os dados foram levantados em agosto do ano passado pelo Centro de Segurança Institucional e Inteligência do MP-SP (Ministério Público de São Paulo) e abrangem integrantes presos e em liberdade. “Não são oficiais já que o PCC opera na ilegalidade e, portanto, é impossível a realização de uma contagem exata”, observa.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.