Ministério ainda não formatou edital para retomar obras no Eixo Norte

transposicao

Trecho abandonado traz água para o Sertão paraibano (Foto: Arquivo/Assessoria)

Quase três meses depois da Construtora Mendes Júnior comunicar ao Governo Federal que abandonaria as obras do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco, por incapacidade técnica e falta de crédito, o Ministério da Integração ainda “trabalha” na formatação de um edital de licitação através do qual pretende selecionar e contratar um substituto da empreiteira.

“O edital de licitação para a conclusão de trechos do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco está em elaboração pelo Ministério da Integração Nacional. Neste momento, a área técnica está em processo de levantamento dos itens que estão concluídos e dos que serão licitados nos lotes da empresa Mendes Júnior Trading S.A. e, a partir dessa finalização, num prazo de 30 dias, o edital será lançado”, comunica o Ministério em nota distribuída à imprensa na tarde desta quinta-feira (22).

A informação sobre a elaboração do edital foi transmitida hoje pelo ministro Helder Barbalho ao Conselho Deliberativo (Condel) da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), realizada em Recife. A Mendes Junior era responsável pela construção de canais, estações de bombeamento, túneis e reservatórios num trecho de 140 quilômetros de extensão entre Cabrobó (PE) e Jati (CE). Esse trecho é justamente o que traz a água do São Francisco para dentro da Paraíba a partir da barragem de Engenheiro Ávidos, do açude Piranhas, em Cajazeiras, no Alto Sertão.

O ministro explicou que nesse momento a equipe da Integração trabalha no cruzamento de diversos itens que estavam no contrato com a Mendes Júnior. “Estamos checarmos o que foi executado e o que ainda falta realizar. Esperamos ter um novo prestador de serviços contratado o mais rápido possível e que tudo transcorra na normalidade para que as obras possam ser retomadas o quanto antes e, em 2017, nós tenhamos concluído a obra para passagem das águas no Eixo Norte”, disse Helder Barbalho, acrescentando que no Eixo Leste, que conecta a Paraíba por Monteiro, no Cariri, “está tudo rodando dentro do planejado, a passagem das águas acontecerá em dezembro de 2016”.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.